Simone

Imperdível é o Museu Arqueológico Nacional de Atenas, sediado no antigo e belo Prédio do Parlamento, na praça da estátua de Theodoros Kolokotronis (13, Stadiou Street), comandante-em-chefe da Revolução de 1821. O edifício é uma beleza arquitetônica no centro de Atenas. Ali a Primeira Democracia Helênica foi proclamada em 1924. Sua coleção inclui ricas coleções, que destacam as fases mais representativas do Neo-Helenismo, desde a queda de Constantinopla (século XV). O museu é também um centro de pesquisa para a História do grego moderno. Fica a apenas 10 minutos a pé da Praça Omonia. Fechado somente às segundas-feiras. Entrada gratuita aos domingos.


O Museu da Acrópole é um museu arqueológico também e o maior da Grécia e um dos maiores do mundo, com mais de 20 mil itens que oferecem um abrangente panorama da civilização grega desde seus primórdios na Pré-história até o fim da Idade Antiga. Fica ao pés da Acrópole, em uma impressionante construção neoclássica. Abre diariamente (exceto segunda-feira), das 8h às 20h.



A nova sede, inaugurada em 21 de junho de 2009, possui cerca de 25 mil m² e foi projetada para resistir a terremotos, sendo que mais da metade do espaço é destinada para exposições, significando um aumento de dez vezes na área útil em relação ao prédio antigo na colina. O custo da obra foi orçado em 130 milhões de euros e foi necessária a demolição de diversas residências do local. As escavações para os alicerces revelaram vestígios de construções pavimentadas de mosaicos, que serão mantidos in situ para visitação. O primeiro Museu da Acrópole foi fundado por um decreto de 1863, tendo sido concluído em 1874.

Quem aprecia objetos de arte deve ir também ao Museu Benaki que possui uma excelente coleção de peças europeias e asiáticas, bem como trajes gregos típicos de várias regiões e épocas e relíquias vindas do Egito e Mesopotâmia. Situado na Avenida Vasilissis Sofias, uma das principais da cidade. Fechado somente às terças-feiras.

Nessa mesma avenida, pode-se visitar também o Museu Bizantino e Cristão foi fundado em 1914. Suas coleções mostram o curso da arte grega desde o século IV até o século XIX, compreendendo esculturas, pinturas e pequenas obras de todos os tipos. Tais relíquias representam a produção artística da região grega, e das regiões central e periférica do império bizantino e, posteriormente, do Helenismo. Aberto de terça a domingo, das 8h30 às 15h.

Quem procura por uma visita incomum deve ir ao Keramikos, que serviu como cemitério da cidade do século XII A.C. até o período Romano. Era também o bairro onde moravam os ceramistas da época, e por essa razão, aquele conhecido material é hoje chamado de Cerâmica. O ponto central de Ceramikos é a Via Sacra, que tinha este nome por ser o local das procissões que seguiam de Atenas até o Santuário dos Mistérios da Deusa Eleusis.

O Museu Arqueológico de Keramikos dedica-se a preservar, principalmente, os achados no sítio arqueológico de Keramikos. Foi fundado em 1863 com uma pequena coleção em um prédio acanhado, que em 1915 foi ampliado com o produto das escavações da Sociedade Arqueológica Alemã. Depois disso já passou por várias reformas e renovações, sendo a última em 2004. É um museu pequeno com quatro espaços expositivos em torno de um jardim interno. O primeiro espaço e o jardim apresentam obras de escultura, enquanto que os demais são reservados para a exibição de cerâmicas e de artefatos diversos. Além das salas de exposição, o museu tem laboratórios de restauro.

Sobram museus e falta tempo para visitá-los. Há o Museu da Guerra, o Museu de Numinástica, o Museu de Arte Popular Grega, o Museu Judaico, a Galeria Nacional, o Museu Goulandri de Cíclades e de Arte Antiga Grega, o Museu de Arte Herakleidon, entre outros.

Mais um ponto interessante são as Muralhas de Temístoles, construídas por ordem do próprio, no ano 480 A.C, pois ele temia uma invasão dos Persas. Visite ainda o Areópago, localizado entre a Acrópole e o Ágora, onde funcionava a sede do Supremo Tribunal de Atenas. Como está numa parte elevada, oferece uma bela vista da cidade. E quem gosta de espetáculos de som e luz, há um show que acontece entre os meses de abril e outubro, em frente à Acrópole. Na portaria do seu hotel, você pode obter mais informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cores do mundo

Created with flickr badge.
Created with flickr badge.
Created with flickr badge.

Tags

Dicas de viagem, viagem barata, viagem independente, viagem de mochila, Curazao, blog Simone, Simone Rodrigues Soares.