Simone

Há, também, o Monumento a Pedro o Grande (Petry Velikomu), junto a uma ilhota formada pelo rio Moskva e o canal Vodootvodnyi, próximo ao centro. Com 55 metros de altura, o monumento representa Pedro no comando de uma caravela com velas enfurnadas. Em sua base é reproduzido artificialmente o movimento de ondas do mar. Pela originalidade, o monumento atrai imediatamente a atenção dos visitantes, mas nem por isso é uma unanimidade entre os moscovitas, que o acusam de ser feio e homenagear um vulto histórico muito mais ligado a São Petersburgo que a Moscou. 

Entre os séculos XVII e XVIII, Pedro o Grande deu impulso à modernização da cidade, com a construção de edifícios e a implantação do sistema sanitário. Fundou São Petersburgo, a capital do império, em 1712, mais próxima das rotas de comércio ocidental. Entretanto, Moscou continuava a representar o "coração" da Rússia. Em 1812, forças comandadas por Napoleão invadiram o país e, após a sangrenta Batalha de Borodino, ocuparam Moscou. A população só concordou em deixar a cidade após queimá-la, destruindo-a quase por completo. Com a retirada de Napoleão, iniciaram-se os trabalhos de reconstrução de Moscou (1813).

A Colina Poklonnaya (construída em 1958) é o monumento mais significante construído em honra da vitória na Grande guerra Patriótica. Todo de granito, tem a seguinte inscrição: "aqui haverá um monumento à Vitória de pessoas soviéticas na Grande guerra Patriótica".

O Panorama do Museu "Batalha de Borodino" é dedicado ao episódio mais brilhante da guerra Patriótica de 1812 – a batalha entre exércitos russos e franceses perto da aldeia Borodino.

Modernos e arrojados prédios residenciais e comerciais têm sido construídos. Seus preços de mercado, no entanto, são muito elevados para a grande maioria da população, que permanece morando em prédios modestos e antigos, com apartamentos pequenos.

Mesmo ocidentalizando-se, mas não esquece sua história. Como se sabe, os nazistas invadiram a Rússia em 1941, destruíram dezenas de cidades e assassinaram milhões de russos. Seu avanço foi detido a poucos quilômetros de Moscou, graças aos rigores do inverno russo e à determinação do exército vermelho. O Memorial Poklonnaja Gora, inaugurado em 1995, homenageia os defensores da cidade durante aquele período difícil.

Poklonnaja Gora é dominado por uma coluna de granito com 122 metros de altura no centro de um parque com 135 hectares. Quase no topo da coluna, a deusa da vitória parece levitar com uma coroa de louros em suas mãos. O projeto de Z.K. Tsereteli foi inaugurado em 1995, para as comemorações da Grande Guerra Patriótica, como os russos referem-se à Segunda Guerra Mundial. Poklonnaja Gora está situado a sudoeste do centro, e é uma boa opção para quem gosta de caminhar por parques ou áreas abertas. Outra alternativa de área verde é o belo Parque Gorki, o maior parque da cidade, também situado na região sudoeste de Moscou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cores do mundo

Created with flickr badge.
Created with flickr badge.
Created with flickr badge.

Tags

Dicas de viagem, viagem barata, viagem independente, viagem de mochila, Curazao, blog Simone, Simone Rodrigues Soares.