Simone

As distâncias entre os pontos extremos da Rússia são imensas – mais de 9 mil km do Leste ao Oeste e 2,5 a 4 mil km do Sul ao Norte. A Rússia é banhada pelas águas de 12 mares. No extenso território há 11 fusos horários.

Apesar da grande área que a Rússia possui, apenas 18% do território é coberto de água de rios e lagos. Contam-se 120 mil rios dos quais se destacam o Rio Volga, o Rio Don e o conhecido Rio Neva que desagua no Golfo da Finlândia.

O território russo compreende o Lago Ladoga, que é o maior da Europa, o Lago Baikal, o Lago Onega, entre outros. A Rússia possui a maior bacia hidrográfica da Ásia denominada de Bacia do Obi com 2.975.000 m².

A Rússia domina quase metade da Europa e um terço da Ásia. Este fator faz com que a Rússia possua vários climas diferentes. A temperatura média anual é de 5,5 graus centígrados.

A região mais a norte do país, chamada Sibéria, é a mais fria de todo o país. Registram-se temperaturas da ordem dos 30º a 40º C negativos. Ao sul, o clima é mais quente, havendo campos e estepes com temperaturas que chegam a 8º C negativos.

O verão na Rússia também é variável de região a região, com temperaturas médias de 25°C. Em casos extremos, já houve dias em que se registraram temperaturas superiores a 45 °C.

O relevo é variado: dominam planícies e vales em 3/4 do território. As planícies do Leste-Europeu e da Oeste-Siberiana, divididas pelos montes Urais, são as maiores do planeta. O ponto mais elevado é o monte Elbrus, com uma altitude de 5642 metros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cores do mundo

Created with flickr badge.
Created with flickr badge.
Created with flickr badge.

Tags

Dicas de viagem, viagem barata, viagem independente, viagem de mochila, Curazao, blog Simone, Simone Rodrigues Soares.