As distâncias entre os pontos extremos da Rússia são imensas – mais de 9 mil km do Leste ao Oeste e 2,5 a 4 mil km do Sul ao Norte. A Rússia é banhada pelas águas de 12 mares. No extenso território há 11 fusos horários.
Apesar da grande área que a Rússia possui, apenas 18% do território é coberto de água de rios e lagos. Contam-se 120 mil rios dos quais se destacam o Rio Volga, o Rio Don e o conhecido Rio Neva que desagua no Golfo da Finlândia.
O território russo compreende o Lago Ladoga, que é o maior da Europa, o Lago Baikal, o Lago Onega, entre outros. A Rússia possui a maior bacia hidrográfica da Ásia denominada de Bacia do Obi com 2.975.000 m².
A Rússia domina quase metade da Europa e um terço da Ásia. Este fator faz com que a Rússia possua vários climas diferentes. A temperatura média anual é de 5,5 graus centígrados.
A região mais a norte do país, chamada Sibéria, é a mais fria de todo o país. Registram-se temperaturas da ordem dos 30º a 40º C negativos. Ao sul, o clima é mais quente, havendo campos e estepes com temperaturas que chegam a 8º C negativos.
O verão na Rússia também é variável de região a região, com temperaturas médias de 25°C. Em casos extremos, já houve dias em que se registraram temperaturas superiores a 45 °C.
O relevo é variado: dominam planícies e vales em 3/4 do território. As planícies do Leste-Europeu e da Oeste-Siberiana, divididas pelos montes Urais, são as maiores do planeta. O ponto mais elevado é o monte Elbrus, com uma altitude de 5642 metros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário