Simone


No dia seguinte, partimos para Puerto Natales, cidade com 18 mil habitantes mais próxima ao Parque Nacional Torres del Paine. O município foi fundado em 1911 e possui muitas charmosas casas de madeira, construídas por ingleses e alemães. Está cercada pelo canal Última Esperanza. Vale a pena ver o pôr-do-sol na enseada.

A passagem de El Calafate até Puerto Natales custa 50 pesos. Compramos na empresa de turismo Zaahj, localizada na rodoviária. A viagem dura entre 4 horas e meia e 6 horas, dependendo do trajeto e da burocracia alfandegária. Partimos às 17h30. Então, Torres del Paine só no dia seguinte.
Indicamos o Hotel Milodón (hmilodon@terra.cl). Diárias para casais entre 20 e 25 dólares. Inclui café da manhã continental. No verão, o valor da diária sobe. Quartos com banheiros privativos e limpos. Fica a uma quadra e meia da Plaza das Armas, onde encontram-se a catedral e a prefeitura.
O tour de um dia pelo parque é oferecido em cada esquina, por inúmeras agências, de ônibus, vans ou microônibus. Basta comprar a passagem na véspera, que às 7h da manhã ou às 14h30 você é buscado no seu hotel. As agências também organizam passeios de mais dias. Uma delas é a Buses Gomez (info@busesgomez.com).
O parque foi criado em 1959 e declarado Reserva Mundial de Biosfera, pela Unesco, em 1978. São 242 mil hectares. Fica a 112 km de Puerto Natales. Paga-se 13.200 pesos chilenos (U$ 26) pelo passeio e 15.000 pesos chilenos (U$ 30) pela entrada no local. O preço cai no inverno. Você pode ir por conta própria: a passagem do ônibus comum, de ida para o parque, custa 3.600 pesos ou 7 dólares.
O cenário impressiona e está entre as grandes belezas da terra. As torres de granito que dominam a paisagem, e dão o nome ao parque, fazem parte do Macizo del Paine, juntamente com os Cuernos del Paine, estruturas rochosas em forma de chifres, que emergem rumo ao céu. A área rochosa em forma de quadrilátero tem, aproximadamente, 400 km². Para completar o visual, há florestas, cachoeiras, rios, lagos (Paine, Azul, Sarmiento, Pehoé, entre outros), lagoas e glaciares (Glacial Grey). Dentro do parque, há 9 hotéis.
Quanto aos animais da reserva, há ñandus (avestruzes), raposas, guanacos (ruminantes da família das lhamas) e uma variedade imensa de pássaros.
O lugar é bem frio. No verão, a média é de 11ºC.
Voltamos a Buenos Aires, onde ficamos um dia. Como já estivemos lá anteriormente e o tempo era curto, fizemos um city tour pela cidade (agência Docker Travel – www.docker.sprintweb.com.ar) por 35 pesos argentinos ou U$ 11,5 cada um. No dia seguinte, 11 de novembro, o retorno ao Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cores do mundo

Created with flickr badge.
Created with flickr badge.
Created with flickr badge.

Tags

Dicas de viagem, viagem barata, viagem independente, viagem de mochila, Curazao, blog Simone, Simone Rodrigues Soares.