No dia seguinte, partimos para Puerto Natales, cidade com 18 mil habitantes mais próxima ao Parque Nacional Torres del Paine. O município foi fundado em 1911 e possui muitas charmosas casas de madeira, construídas por ingleses e alemães. Está cercada pelo canal Última Esperanza. Vale a pena ver o pôr-do-sol na enseada.
A passagem de El Calafate até Puerto Natales custa 50 pesos. Compramos na empresa de turismo Zaahj, localizada na rodoviária. A viagem dura entre 4 horas e meia e 6 horas, dependendo do trajeto e da burocracia alfandegária. Partimos às 17h30. Então, Torres del Paine só no dia seguinte.
Indicamos o Hotel Milodón (hmilodon@terra.cl). Diárias para casais entre 20 e 25 dólares. Inclui café da manhã continental. No verão, o valor da diária sobe. Quartos com banheiros privativos e limpos. Fica a uma quadra e meia da Plaza das Armas, onde encontram-se a catedral e a prefeitura.
O tour de um dia pelo parque é oferecido em cada esquina, por inúmeras agências, de ônibus, vans ou microônibus. Basta comprar a passagem na véspera, que às 7h da manhã ou às 14h30 você é buscado no seu hotel. As agências também organizam passeios de mais dias. Uma delas é a Buses Gomez (info@busesgomez.com).
O parque foi criado em 1959 e declarado Reserva Mundial de Biosfera, pela Unesco, em 1978. São 242 mil hectares. Fica a 112 km de Puerto Natales. Paga-se 13.200 pesos chilenos (U$ 26) pelo passeio e 15.000 pesos chilenos (U$ 30) pela entrada no local. O preço cai no inverno. Você pode ir por conta própria: a passagem do ônibus comum, de ida para o parque, custa 3.600 pesos ou 7 dólares.
O cenário impressiona e está entre as grandes belezas da terra. As torres de granito que dominam a paisagem, e dão o nome ao parque, fazem parte do Macizo del Paine, juntamente com os Cuernos del Paine, estruturas rochosas em forma de chifres, que emergem rumo ao céu. A área rochosa em forma de quadrilátero tem, aproximadamente, 400 km². Para completar o visual, há florestas, cachoeiras, rios, lagos (Paine, Azul, Sarmiento, Pehoé, entre outros), lagoas e glaciares (Glacial Grey). Dentro do parque, há 9 hotéis.
Quanto aos animais da reserva, há ñandus (avestruzes), raposas, guanacos (ruminantes da família das lhamas) e uma variedade imensa de pássaros.
O lugar é bem frio. No verão, a média é de 11ºC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário