Simone


O pequeno país (tem apenas 96 km de extensão), imitado pela Bélgica, França e Alemanha, e com uma população de um pouco mais de 500 mil habitantes, tem uma economia altamente desenvolvida, com um dos maiores PIB per capita do mundo.

A sua importância histórica e estratégica remonta aos tempos da sua fundação, como uma fortaleza romana, no início da Idade Média. Foi um importante bastião espanhol enquanto a Espanha foi a principal potência europeia, influenciando todo o hemisfério ocidental e para além dos séculos XVI e XVII.

Luxemburgo foi invadido e ocupado pela Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial, mas foi autorizado a manter a sua independência e mecanismos políticos. Foi novamente invadido e sujeito à ocupação alemã na Segunda Guerra Mundial em 1940, e foi formalmente anexada ao Terceiro Reich, em 1942.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Luxemburgo abandonou sua política de neutralidade, quando se juntou aos Aliados na luta contra a Alemanha. Seu governo, exilado em Londres, criou um pequeno grupo de voluntários que participaram na invasão da Normandia.

A Cidade de Luxemburgo, a capital e maior cidade, é sede de várias instituições e da União Europeia. Tornou-se um membro fundador da Organização das Nações Unidas em 1946 e da NATO em 1949. Em 1957, Luxemburgo se tornou um dos seis países fundadores da Comunidade Econômica Europeia (mais tarde União Europeia), e em 1999, aderiu ao euro. Em 2005, um referendo sobre o tratado da UE, que estabelece uma constituição para a Europa, teve lugar em Luxemburgo.

Três línguas são reconhecidas como oficiais em Luxemburgo: luxemburguês, alemão e francês.

Além das três línguas oficiais, o inglês é ensinado nas escolas de forma obrigatória e grande parte da população de Luxemburgo fala inglês, em qualquer caso, na cidade de Luxemburgo.

O português, na qualidade de segunda língua estrangeira mais falada no país, representando cerca de 15,7% de falantes, de acordo como uma publicação de 2013 no portal oficial de estatísticas do Luxemburgo, também é ensinado nas escolas de todo o pais através de uma parceria entre o ministério da educação de Portugal e do Luxemburgo. O italiano, a língua da terceira maior comunidade de imigrantes, também é falado por grande parte da população, mas em um número relativamente pequeno fora da respectiva comunidade.

Luxemburgo divide-se em três distritos: Diekirch, Grevenmacher e Luxemburgo.

Chegamos à cidade no dia 28 de setembro de 2016, vindo de Heidelberg (Alemanha). Ficamos hospedados no Hotel & Restaurant The Nest (11, Rue de l'esplanade, 5533 Remich).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cores do mundo

Created with flickr badge.
Created with flickr badge.
Created with flickr badge.

Tags

Dicas de viagem, viagem barata, viagem independente, viagem de mochila, Curazao, blog Simone, Simone Rodrigues Soares.