Simone


O Museum of Occupations and Freedom Fights (Museu das Ocupações e Lutas da Liberdade), antes denominado Museu das Vítimas do Genocídio e popularmente conhecido como KGB Museum, é um dos mais importantes da cidade. Mostra como foram os 50 anos da ocupação soviética no país, quando muitos lituanos foram torturados, mortos ou expulsos da Lituânia para a Sibéria.

Disfarçado de escritório, ali as pessoas eram torturadas e presas. No subsolo pode-se visitar as diminutas celas das prisões, os quartos de tortura, o quarto da execução, ver fotos das vítimas e os equipamentos de vigilância do local. Aberto de quarta a domingo das 10h às 17h ou às 18h (dependendo da época do ano). Imperdível!!!

O Memorial Complex of the Tskulenai Peace Park, um conjunto de casas que conta a história do genocídio e da resistência dos lituanos contra o regime soviético, também merece a visita. É mais conhecido como o cemitério de pessoas executadas pela KGB entre 1944-1947. Fica a 10 minutos da Catedral (de ônibus) ou 25 minutos (a pé).

Uma dessas casas, utilizada durante o regime soviético, foi reconstruída para ser o museu. Fotos e relatos contam a triste história.

Na parte subterrânea da casa, há objetos pessoais dos prisioneiros que foram mortos e informações sobre os maiores responsáveis pelos massacres.

No local há, também, um memorial no centro de um parque, onde foram executadas 724 pessoas.

O Museu do Brinquedo (Toy Museum) contém uma grande coleção de brinquedos de várias épocas, dos artesanais feitos de madeira a fliperamas.

Há, ainda, muito para ver: o Museu de Artes Aplicadas e Design (Taikomosios Dailés Muziejus, o Museu de Arte do Estado de Vilnius, o Teatro Nacional de Ópera e Ballet da Lituânia (Lithuanian National Opera and Ballet Theatre), construído em 1974, e a bela Vilnius University, uma das mais antigas universidades da Europa Oriental (fundada em 1579) e a maior universidade da Lituânia.

Gostamos muito do Museu Nacional da Lituânia (Lietuvos Nacionalinis Muziejus), abaixo da Torre de Gediminas, e do Museu Estatal Judaico Gaon de Vilnius (também conhecido como Holocaust Exhibition - The Green House), com muitas fotos, relatos, testemunhos, objetos e materiais de arquivo que retratam a perseguição e o extermínio dos judeus lituanos. Vilnius tinha uma rica cultura judaica, chegou a ser conhecida como “Jerusalém do Norte” e abrigava 110 sinagogas. Fica a uns 12 minutos a pé da Catedral.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cores do mundo

Created with flickr badge.
Created with flickr badge.
Created with flickr badge.

Tags

Dicas de viagem, viagem barata, viagem independente, viagem de mochila, Curazao, blog Simone, Simone Rodrigues Soares.