Simone


O centro histórico desenvolve-se em torno da Câmara Municipal (Town Hall) e da principal artéria da cidade, a rua Pilies (castelo) que liga o Palácio Real à Câmara. Ao passear pelas ruas do centro da cidade, depara-se com diversos exemplos de arquitetura de diferentes épocas, principalmente na rua Didžioji.

O barroco é a tendência dominante, embora se possam encontrar exemplos de arte medieval, renascentista e gótica, como a igreja de Santa Ana (St. Anne) e a de Santa Bernardine (ao lado). Tal combinação de características únicas fez com que em 1994 a UNESCO inscrevesse o centro histórico de Vilnius na lista do Patrimônio Mundial da Humanidade.
Na principal praça do centro histórico está a Catedral (Cathedral Square), construída em 1783. À frente da igreja, imponentemente, está a Vilnius Cathedral Bell Tower (torre do sino), onde é possível subir e ter uma vista panorâmica da cidade e do Palácio do Grande Duque da Lituânia, construído no século XV (logo atrás da Catedral).

Outros locais a visitar são a Colina das Três Cruzes com uma panorâmica magnífica sobre a cidade, a Torre de Gediminas (Gedimidas Tower), o bairro boêmio de Uzupis, o Palácio Presidencial (residência oficial do presidente; sua origem remonta ao século XIV) e a Casa dos Signatários, onde em 1918 a Declaração de Independência da Lituânia foi assinada.

A Gedimidas Tower é o que restou do Castelo Superior, um complexo edificado no século X (no alto de uma colina) para a defesa da cidade e que foi destruído durante a anexação czarista no final do século XVIII. Hoje, parte dele sedia o Museu do Castelo Alto. Fica ao lado do rio Vilnia.
A torre de três andares e reconstruída em 1933 pode ser acessada a pé ou de funicular. A subida vale a pena!

Dos dez portões da cidade que cercavam e defendiam a cidade murada, apenas um restou: Gate of Down, erguido entre 1503 e 1522. Nele há uma capela – Chapel of Mary the Mother of Mercy.

No século XVI os portões costumavam ter artefatos religiosos destinados a proteger a cidade dos ataques inimigos e a abençoar os viajantes. Entre eles está um quadro da Virgem Maria, Mãe de Misericórdia, que dizem ter poderes milagrosos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cores do mundo

Created with flickr badge.
Created with flickr badge.
Created with flickr badge.

Tags

Dicas de viagem, viagem barata, viagem independente, viagem de mochila, Curazao, blog Simone, Simone Rodrigues Soares.