Simone


No dia 13 de março de 2013, partimos rumo aos Estados Unidos com um roteiro que incluía 3 cidades americanas: São Francisco, San Diego e Los Angeles, além da cidade mexicana: Los Cabos.

O voo pela Companhia Delta de Brasília até São Francisco (com conexão em Atlanta) tem 12 horas. Uma curiosidade: o aeroporto internacional de Atlanta é o mais movimentado do mundo e concentra grande parte dos voos de cabotagem dos Estados Unidos, por ser um aeroporto de transferência.

São Francisco está localizada na região norte do Estado de Califórnia, fica às margens do Oceano Pacífico e da Baía de São Francisco, atravessada por várias pontes, sendo as mais famosas a Golden Gate e a Oakland Bay.

Além de bela e charmosa, Frisco (como é chamada por seus moradores) é também um centro financeiro e bancário, sendo sede de mais de 30 instituições financeiras internacionais, elevando São Francisco a uma das cidades mais ricas do mundo (entre as 20 primeiras) e dos Estados Unidos (entre as 10 primeiras).

É, também, uma cidade com muita influência. Em 1993, aprovou uma lei que controlaria o fumo no interior dos escritórios profissionais; mais tarde, em 1998, passou a vigorar a lei que proibia também o fumo em qualquer espaço público (lojas, comércios, inclusive bares); e, por fim, em 2004, uma nova lei contra o fumo, proibindo agora fumar ao ar livre em parques municipais e áreas recreacionais.

Ainda em 2004, São Francisco tornou-se a primeira cidade a autorizar legalmente o casamento homossexual nos Estados Unidos, por uma ordem do prefeito Gavin Newsom. Porém, a Suprema Corte da Califórnia posteriormente invalidaria esta autorização.

O sistema de transporte é para lá de eficiente. O Bart (Bay Area Rapid Transport) opera com seis linhas, percorrendo as principais atrações da cidade e, ainda, há várias estações para transferência de linha, caso seja necessário.

O mapa do metrô é tão completo que traz o detalhamento por região, mostrando de como se vai de uma região para outra; uma relação de pontos de interesse com a legenda que indica onde encontrá-los no mapa; o tempo de viagem entre as estações; e os preços (que variam conforme a distância). Nas estações, existem painéis gigantes com os mapas das linhas também. Do SFO (San Francisco International Airport) até Powell Street (linha rosa), a passagem custa U$$ 5.50. O tíquete (branco e azul) pode ser comprado nas diversas máquinas disponíveis no aeroporto no próprio guichê de atendimento. O percurso dura 29 minutos. Há um outro aeroporto: o Aeroporto Internacional de Oakland (OAK), a 25 km do centro de São Francisco, do outro lado da baía. É menor e é uma boa escolha se a viagem é para cidades americanas ou outros pontos a leste de São Francisco.

Quanto aos horários de funcionamento do metrô: das 4h à meia-noite (segunda a sexta); das 6h à meia-noite (sábado); e 8h à meia-noite (domingo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cores do mundo

Created with flickr badge.
Created with flickr badge.
Created with flickr badge.

Tags

Dicas de viagem, viagem barata, viagem independente, viagem de mochila, Curazao, blog Simone, Simone Rodrigues Soares.