A Catedral de Zagreb é a mais famosa construção da cidade e a mais alta de toda Croácia. Esta obra tipicamente gótica, cujas espirais podem ser vistas de vários pontos da cidade, tem grande valor arquitetônico.
Localizada na área chamada Kaptol, a igreja, dedicada à Virgem Maria, foi construída no século XI, mas a aparência atual é de 1880 (um terremoto danificou a estrutura original). No seu interior há a esfinge do Cardeal Stepinac, perseguido pelo regime comunista e beatificado pela Igreja. Ao redor da catedral pode ser vista uma muralha construída no século XVI para proteção contra os ataques dos turcos otomanos.
Em frente à catedral, está o Mercado de Rua Dolac: uma mistura de mercado aberto com tradicionais tendas e um mercado coberto com lojas de souvenirs – o mais famoso de Zagreb. É comum ver nas lojinhas uns corações vermelhos, presente que os zagrebinos compram para expressar amizade, sendo geralmente colocados na árvore de Natal.
A Igreja de São Marcos (St. Mark's Church), datada do século XIII, passou por uma grande reforma e ganhou arquitetura gótica. Situada na praça São Marcos, é uma das igrejas mais fotografadas da cidade, com seu telhado decorado com o brasão do antigo reino da Croácia e o brasão da capital Zagreb. Ao seu redor, estão o Parlamento Croata (Sabor) e o Palácio do Governo (Banski dvori).
Bem próximo dali, avista-se o Stone Gate, portão de uma parte que restou da muralha do século XIII. Há um altar com uma imagem da Virgem Maria que teria sobrevivido a um incêndio em 1731 e, desde então, tornou-se um local de culto e devoção. Ao lado, uma estátua de um São Jorge que indica que você está na Radiceva, uma das principais ruas de negócios no século XIX.
O Teatro Nacional da Croácia, belíssimo prédio amarelo, tem uma fachada neobarroca e também é conhecido por HNK Zagreb. Está sob posse do Ministério da Cultura, que opera suas atividades. Na entrada do teatro está a famosa fonte de parede ‘A Fonte da Vida’, criada pelo artista croata e escultor Ivan Meštrović, em 1905.Construído em 1876, o Cemitério de Mirojob abriga uma composição monumental de arcadas, pavilhões, cúpulas, e todo o tipo de sepulturas. Nele estão sepultadas muitas das personalidades que influenciaram o percurso do país. O cemitério foi dividido em quatro áreas distintas, refletindo a diversidade religiosa da cidade: católica, ortodoxa, protestante e judaica. Hoje em dia já tornou-se uma espécie de museu a céu aberto, devido a suas grandes obras arquitetônicas.
O Hotel Esplanade fica no centro de Zagreb, em frente à estação de trem. Pela suntuosidade, é uma grande atração. Bastante conhecido e procurado pelos afortunados, com quartos espaçosos e bem decorados.
Entre a Estação Central e o hotel há um shopping subterrâneo (entrada pelo nível da rua, ao lado da estação).
Entre a Estação Central e o hotel há um shopping subterrâneo (entrada pelo nível da rua, ao lado da estação).


Nenhum comentário:
Postar um comentário