Simone

Montenegro (em servo-croata Crna Gora ou Црна Гора, literalmente "montanha negra") é uma pequena e montanhosa república situada nos Balcãs, no Sudeste da Europa, fazendo fronteira com o Mar Adriático a Sudoeste, com a Albânia e o Kosovo a Sudeste, com a Bósnia e Herzegovina e uma pequena fronteira com a Croácia a Oeste, e com a Sérvia a Norte. A sua capital é a cidade de Podgorica.

Marcado por incontáveis ocupações ao longo de sua historia – gregos, romanos, bizantinos, eslavos, otomanos e sérvios, entre outros –, Montenegro foi parte da Albania Véneta, uma possessão da República Veneziana que ocupou a região entres os séculos XIV e XV. Na época, o centro administrativo de Albania Véneta era na cidade antiga de Kotor, o que explica a influência marcante daquele povoado.

No século XVI, Montenegro ficou sob o jugo dos otomanos. Posteriormente reconquistada pelo exército de Napoleão, tornou-se parte do império francês até 1814, quando foi incluída ao império Austríaco. Em 1928, integrou-se à Croácia, Sérvia, Eslovênia e Bósnia, sendo criada a República da Iugoslávia.

Montenegro realizou um referendo no dia 21 de maio de 2006 para determinar se se tornaria um estado independente ou se continuaria a fazer parte da atual união com a Sérvia. A independência do Montenegro saiu vencedora por 55,5% dos votos, 0,5% acima do limite mínimo exigido pela União Europeia para reconhecer o novo estado.

E, somente em 03 de junho de 2006, menos de um mês depois de ter proclamado sua independência, é que Montenegro declarou sua independência total, tornando-se o país numero 192 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cores do mundo

Created with flickr badge.
Created with flickr badge.
Created with flickr badge.

Tags

Dicas de viagem, viagem barata, viagem independente, viagem de mochila, Curazao, blog Simone, Simone Rodrigues Soares.