Simone

O relevo montenegrino varia de altos picos montanhosos nas fronteiras com Albânia e Sérvia, passando por segmentos de relevo cárstico (terreno formado pela corrosão de rochas calcárias, caracterizado por leitos subterrâneos, cavernas, grutas) no oeste da Península Balcânica, até uma estreita faixa plana no litoral. A parte plana transforma-se abruptamente nas montanhas presentes à beira da Baía de Kotor (a maior do país), como o Monte Lovćen e o Monte Orjen.

A principal região cárstica em Montenegro alcança em média elevações de 1.000 metros acima da linha do nível do mar; entretanto, em algumas partes, chegam bem próximos de 2.000 metros, como o Monte Orjen (1.894 m), o maior maciço entre a cadeia de montanhas da costa montenegrina. O vale do Rio Zeta, possui o mais baixo segmento, alcançando cerca de 500 metros.

As montanhas incluem algumas das áreas mais acidentadas na Europa e possuem média superior a 2.000 metros em elevação. O Bobotov Kuk é o pico mais alto nas montanhas Durmitor (2.522 m), e o que mais sofreu erosão na Península Balcânica durante o último período glacial.

No Parque Nacional Durmitor (criado em 1952 e com 39.000 hectares), a poderosa correnteza do rio Tara, chamado de “lágrima da Europa” criou, ao longo de 82 km, o segundo mais profundo cânion do mundo – com 1.300 m de profundidade – só perdendo para o Grand Canyon do rio Colorado. Pela beleza da paisagem, o Parque foi tombado pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade. Hoje, o local atrai turistas que viajam ao país em busca de aventura, do contato com a natureza ou do excitante rafting nas turbulentas águas do rio Tara. A cidade mais próxima é Zabljak.

O cânion de Tara e a cidade antiga de Kotor também são patrimônios mundiais da UNESCO.

O Lago Skadar ou Scutari (391 km²) é o maior lago de Montenegro e a maior reserva ornitológica natural da Europa, com colônias de mais de 220 espécies de aves.

A praia mais longa é Velika Plaža, Ulcinj, com 13.000 metros e o pico mais alto do país é Zla Kolata, Prokletije, com 2.534 m.

O Biogradska Gora, com 54 km², é o mais antigo dos parques, fundado em 1878 pelo Rei Nikola, já preocupado em preservar o patrimônio natural, tendo sido transformado em Parque Nacional em 1952.

Com flora e fauna abundantes, suas florestas ocupam nada menos que 4.258 hectares, ou 80% de sua superfície, um recorde entre parques europeus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cores do mundo

Created with flickr badge.
Created with flickr badge.
Created with flickr badge.

Tags

Dicas de viagem, viagem barata, viagem independente, viagem de mochila, Curazao, blog Simone, Simone Rodrigues Soares.