O Pórtico de Zeus Eleutheros foi erguido no final do século V, em honra daqueles que lutaram pela liberdade e pela segurança da cidade. Diz-se que Sócrates conheceu seus amigos no pórtico.
O Pórtico Real (Stoa Vassileus), construído por volta de 460 a. C, foi a sede do Archon Real (Archon Vassileus). Neste pórtico, as leis de Sólon foram exibidas, e o Concil Aerus Pagus realizava as suas reuniões. Aberto diariamente das 8h às 17h30.
O Porto de Pireu é a saída da cidade de Atenas para o Mar Egeu. É uma zona tranquila, que merece uma visita pela tarde, para comer peixe e passear. É de lá que partem os barcos para as ilhas gregas.
O Mercado Central, construído em 1870, é uma preciosa estrutura metálica de cristal. Um passeio por ali degustando o melhor da terra grega é um presente para o paladar e para os olhos. Aberto de segunda a sábado, das 9h às 15h.
A Universidade de Atenas faz parte da chamada "trilogia neoclássica" da cidade de Atenas: Academia, Universidade e Biblioteca. É constituída por um grupo de massas construídas que formam que um duplo "T", com dois pátios simétricos. A construção segue as regras básicas estéticas do neoclassicismo, enquanto ao mesmo tempo é adaptado ao clima Mediterrâneo Grego. Erguida entre 1839 e 1864 e hoje serve como sede da Universidade de Atenas.
A Academia de Atenas, a segunda da construção da trilogia, é composta por peças esteticamente distintas, que formam um conjunto harmônico de massas. Foi construída em duas fases, em 1859-1863 e 1868-1885.
A Biblioteca Nacional é o terceiro edifício da trilogia foi construído entre 1887 e 1902, e abriga a mais completa Biblioteca Pública da Grécia.
As três edificações (universidade, academia e biblioteca) são belas e imponentes. Estão a poucos minutos da Praça Omonia, na rua Panepistimiou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário