Praias do Norte
Saco do Indaiá, Barreiros, Viana, Siriúba, Pinto, Armação, Canas, Pacuíba e Jabaquara (sendo essa a mais distante, a 16 km da Vila).
Praias do Sul
Saco da Capela, Ponta do Pequeá, Engenho D’água, Itaquanduba, Itaguaçú, Perequê, Barra Velha, Ferry Boat, Ilha das Cabras (belo cartão-postal, em frente às Praias do Portinho e Feiticeira), Portinho, Feiticeira, Julião, Grande, Curral, Veloso, Ponta da Sela, Porto Frades, Borrifos, Sepituba, Bonete, Enchovas e Indaiaúba. Há outras praias costeiras, acessíveis apenas de barco.
Praia do Leste
Castelhanos, a 20 km da Vila.
As Melhores Praias
Castelhanos: localizada a leste, é a maior praia de Ilhabela, com 1 km de extensão. O acesso pode ser feito por mar e por terra, a pé ou de jipe, por uma trilha de 22 km. Chegando em Castelhanos, uma trilha leva para a Cachoeira do Gato. Para os adeptos do surf, o mar oferece boas ondas.
Garapocaia ou Pedra do Sino: conhecida como uma das maiores atrações da Ilha, a Pedra do Sino é palco de lendas das quais são a razão de seu nome, de língua indígena, pois quando tocadas, emitem som de sino. Uma passarela leva às pedras principais de onde podem ser tocadas. A faixa de areia é coberta por altas palmeiras e coqueiros, distribuídos pela praia. A água calma, as pequenas ondas e mar raso fazem parte de um dos tesouros incontestáveis da Ilha. A praia oferece serviço de bar, restaurante e locação de caiaques na temporada.
Ponta Azeda: é uma das praias mais curtas da ilha. Fica a quase 5 km da Vila de Ilhabela ao norte, entre a Praia Pedra do Sino e a Praia do Pinto. Fechada por um condomínio de luxo, a única maneira de chegar até a praia é pelo canto esquerdo da Praia do Pinto. São cerca de 150m de extensão, com águas bem limpas e tranquilas, ótimas condições para esportes náuticos e banhistas. Conta com uma salga (um dos mais antigos meios de conservação de alimentos; seu princípio está baseado no emprego do sal) de peixes, onde o trabalho artesanal prevalece. É mais procurada pelos veranistas locais.
Jabaquara: é uma das praias mais belas e preservadas da Ilha. Tem cerca de 500m de extensão, numa larga faixa de areia branca, cortada por dois riachos, um em cada extremidade. O rio que deságua no lado direito forma uma linda lagoa de água doce. É a última praia ao norte, cujo acesso de carro é possível.
Curral: com mais de 400m de extensão, é a mais badalada e animada do município. Possui boa infraestrutura: barracas que servem petiscos e almoço, banheiros, ducha de água doce, estacionamento e aluguel de caiaques.
Praia do Julião: mais deserta, é uma opção para quem procura tranquilidade (as barraquinhas de praia, bem mais simples do que nas outras praias, só aparecem nas temporadas). Para chegar é preciso seguir uma trilha, um pouco escondida, porém de fácil acesso, ou entrar pela praia Grande (próxima à Praia do Curral) através de uma trilha nas pedras.
Portinho: pequena, mas bastante aconchegante e agradável, com águas bem calmas. Uma praça próxima à praia foi reurbanizada. Possui estacionamento, quiosque com mesinhas, além de comércio.
Feiticeira: ao lado da praia do Portinho, já foi uma das praias mais badaladas de Ilhabela. Hoje é uma opção para quem gosta de sossego, com somente apenas alguns quiosques vendendo comida e bebida. Quase em frente à praia, está a bela Ilha das Cabras.
Ilha das Cabras
A Reserva Marinha da Ilha das Cabras é considerada um dos melhores points para a prática do mergulho na região. Além de cardumes de espécies diversas, tem naufrágios repletos de vida marinha. A ilha pertence ao Santuário Ecológico de Ilhabela, criado em 1992 com a finalidade de garantir e proteger a fauna e a flora marítima costeira.
Vila
No centro da cidade, carinhosamente chamado de ‘Vila’ (originalmente Villa Bella da Princesa), destacam-se construções antigas, como a cadeia, a igreja (em frente à Praça Cel. Julião) e a prefeitura. Mas há também um sofisticado comércio repleto de cafés, lanchonetes, restaurantes, bares, lojas de artesanato e pequenos shoppings. O antigo Hotel São Paulo, por exemplo, tornou-se um simpático shopping onde se alternam lojas de moda, antiquários e docerias.
Em frente ao shopping está o píer, excelente para uma boa caminhada. Dali, avistam-se vários cruzeiros turísticos.
O centro comercial, com bancos, supermercados, farmácias, lan houses, oficinas e, também, restaurantes, fica no bairro de Perequê.
Nenhum comentário:
Postar um comentário