Simone

Praias do Norte
Saco do Indaiá, Barreiros, Viana, Siriúba, Pinto, Armação, Canas, Pacuíba e Jabaquara (sendo essa a mais distante, a 16 km da Vila).

Praias do Sul
Saco da Capela, Ponta do Pequeá, Engenho D’água, Itaquanduba, Itaguaçú, Perequê, Barra Velha, Ferry Boat, Ilha das Cabras (belo cartão-postal, em frente às Praias do Portinho e Feiticeira), Portinho, Feiticeira, Julião, Grande, Curral, Veloso, Ponta da Sela, Porto Frades, Borrifos, Sepituba, Bonete, Enchovas e Indaiaúba. Há outras praias costeiras, acessíveis apenas de barco.


Praia do Leste
Castelhanos, a 20 km da Vila.

As Melhores Praias
Castelhanos: localizada a leste, é a maior praia de Ilhabela, com 1 km de extensão. O acesso pode ser feito por mar e por terra, a pé ou de jipe, por uma trilha de 22 km. Chegando em Castelhanos, uma trilha leva para a Cachoeira do Gato. Para os adeptos do surf, o mar oferece boas ondas.

Garapocaia ou Pedra do Sino: conhecida como uma das maiores atrações da Ilha, a Pedra do Sino é palco de lendas das quais são a razão de seu nome, de língua indígena, pois quando tocadas, emitem som de sino. Uma passarela leva às pedras principais de onde podem ser tocadas. A faixa de areia é coberta por altas palmeiras e coqueiros, distribuídos pela praia. A água calma, as pequenas ondas e mar raso fazem parte de um dos tesouros incontestáveis da Ilha. A praia oferece serviço de bar, restaurante e locação de caiaques na temporada.

Ponta Azeda: é uma das praias mais curtas da ilha. Fica a quase 5 km da Vila de Ilhabela ao norte, entre a Praia Pedra do Sino e a Praia do Pinto. Fechada por um condomínio de luxo, a única maneira de chegar até a praia é pelo canto esquerdo da Praia do Pinto. São cerca de 150m de extensão, com águas bem limpas e tranquilas, ótimas condições para esportes náuticos e banhistas. Conta com uma salga (um dos mais antigos meios de conservação de alimentos; seu princípio está baseado no emprego do sal) de peixes, onde o trabalho artesanal prevalece. É mais procurada pelos veranistas locais.

Jabaquara: é uma das praias mais belas e preservadas da Ilha. Tem cerca de 500m de extensão, numa larga faixa de areia branca, cortada por dois riachos, um em cada extremidade. O rio que deságua no lado direito forma uma linda lagoa de água doce. É a última praia ao norte, cujo acesso de carro é possível.

Curral: com mais de 400m de extensão, é a mais badalada e animada do município. Possui boa infraestrutura: barracas que servem petiscos e almoço, banheiros, ducha de água doce, estacionamento e aluguel de caiaques.
Praia do Curral
Praia do Julião: mais deserta, é uma opção para quem procura tranquilidade (as barraquinhas de praia, bem mais simples do que nas outras praias, só aparecem nas temporadas). Para chegar é preciso seguir uma trilha, um pouco escondida, porém de fácil acesso, ou entrar pela praia Grande (próxima à Praia do Curral) através de uma trilha nas pedras.
Portinho: pequena, mas bastante aconchegante e agradável, com águas bem calmas. Uma praça próxima à praia foi reurbanizada. Possui estacionamento, quiosque com mesinhas, além de comércio.
Feiticeira: ao lado da praia do Portinho, já foi uma das praias mais badaladas de Ilhabela. Hoje é uma opção para quem gosta de sossego, com somente apenas alguns quiosques vendendo comida e bebida. Quase em frente à praia, está a bela Ilha das Cabras.


Ilha das Cabras
A Reserva Marinha da Ilha das Cabras é considerada um dos melhores points para a prática do mergulho na região. Além de cardumes de espécies diversas, tem naufrágios repletos de vida marinha. A ilha pertence ao Santuário Ecológico de Ilhabela, criado em 1992 com a finalidade de garantir e proteger a fauna e a flora marítima costeira.

Vila
No centro da cidade, carinhosamente chamado de ‘Vila’ (originalmente Villa Bella da Princesa), destacam-se construções antigas, como a cadeia, a igreja (em frente à Praça Cel. Julião) e a prefeitura. Mas há também um sofisticado comércio repleto de cafés, lanchonetes, restaurantes, bares, lojas de artesanato e pequenos shoppings. O antigo Hotel São Paulo, por exemplo, tornou-se um simpático shopping onde se alternam lojas de moda, antiquários e docerias.

Em frente ao shopping está o píer, excelente para uma boa caminhada. Dali, avistam-se vários cruzeiros turísticos.
O centro comercial, com bancos, supermercados, farmácias, lan houses, oficinas e, também, restaurantes, fica no bairro de Perequê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cores do mundo

Created with flickr badge.
Created with flickr badge.
Created with flickr badge.

Tags

Dicas de viagem, viagem barata, viagem independente, viagem de mochila, Curazao, blog Simone, Simone Rodrigues Soares.