Simone

Com grande vocação turística e náutica, Ilhabela situa-se no litoral norte do Estado de São Paulo, cercada pelo Canal de São Sebastião a oeste e Oceano Atlântico a leste. É a única cidade-arquipélago marinho da costa brasileira, tendo recebido o título de Capital da Vela.
Com a melhoria das estradas de ligação entre São José dos Campos e Caraguatatuba, e entre esta cidade e São Sebastião, o turismo começou a ganhar importância econômica na região a partir da década de 1970.
Com uma área de 336 km², oferece aos visitantes praias, cachoeiras, trilhas e sítios arqueológicos (14 ao todo), boa estrutura de hotéis, pousadas e restaurantes e uma ótima hospitalidade por parte de seus moradores.
Possui uma população de 60 mil habitantes, sendo 1.000 deles pertencentes às comunidades caiçaras que vivem isoladas e habitam as áreas do arquipélago voltadas para o alto mar. Vivem da pesca e do artesanato e em condições exatamente idênticas a seus antepassados. Nestas comunidades não existe eletricidade, telefone, cartão de ponto, ruas, bares, TV, médico, banheiro, farmácia, aluguel, automóveis, etc. Seu linguajar e modo de vida são únicos. Para se ter uma ideia, o café preto é acompanhado por abacate com farinha de mandioca. É comum o casamento entre parentes.
Os aeroportos internacionais mais próximos são o de Guarulhos em São Paulo, cerca de 200 Km de distância, e o do Galeão no Rio de Janeiro, a aproximadamente 400 Km, com possibilidade de baldeação para o Aeroporto de São José dos Campos, a 100 Km de Ilhabela.
Na ilha, ônibus coletivos partem do centro (terminal da balsa) para as praias do norte e do sul e locais de interesse turístico. O único inconveniente é que não há ligação entre o litoral norte e sul. É preciso trocar de ônibus no terminal da balsa. Para o norte, pega-se o ônibus com destino para Armação e para o sul, destino Borrifos.
Nas proximidades do terminal da balsa, há uma lanchonete, um restaurante, um ponto de táxi, uma farmácia e um centro de informações.
Sua avenida principal é a Princesa Isabel e os bairros comerciais são o Perequê e a Vila.
Curiosidade
Ilhabela tem uma das maiores concentrações de naufrágios do país. Em suas águas, há verdadeiros museus submersos: cargueiros, vapores, transatlânticos e paquetes, o mais antigo datando de 1906 (da França) e o mais recente, de 1982 (da Inglaterra).
Distâncias
São Paulo – 210 km (mais 15 minutos de balsa)
Rio de Janeiro – 440 km (mais 15 minutos de balsa)
Santos – 150 km (mais 15 minutos de balsa)
São Sebastião – 6 km (mais 15 minutos de balsa)
Caraguatatuba – 30 km (mais 15 minutos de balsa)
São José dos Campos – 116 km (mais 15 minutos de balsa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cores do mundo

Created with flickr badge.
Created with flickr badge.
Created with flickr badge.

Tags

Dicas de viagem, viagem barata, viagem independente, viagem de mochila, Curazao, blog Simone, Simone Rodrigues Soares.