Com grande vocação turística e náutica, Ilhabela situa-se no litoral norte do Estado de São Paulo, cercada pelo Canal de São Sebastião a oeste e Oceano Atlântico a leste. É a única cidade-arquipélago marinho da costa brasileira, tendo recebido o título de Capital da Vela.
Com a melhoria das estradas de ligação entre São José dos Campos e Caraguatatuba, e entre esta cidade e São Sebastião, o turismo começou a ganhar importância econômica na região a partir da década de 1970.
Com uma área de 336 km², oferece aos visitantes praias, cachoeiras, trilhas e sítios arqueológicos (14 ao todo), boa estrutura de hotéis, pousadas e restaurantes e uma ótima hospitalidade por parte de seus moradores.
Possui uma população de 60 mil habitantes, sendo 1.000 deles pertencentes às comunidades caiçaras que vivem isoladas e habitam as áreas do arquipélago voltadas para o alto mar. Vivem da pesca e do artesanato e em condições exatamente idênticas a seus antepassados. Nestas comunidades não existe eletricidade, telefone, cartão de ponto, ruas, bares, TV, médico, banheiro, farmácia, aluguel, automóveis, etc. Seu linguajar e modo de vida são únicos. Para se ter uma ideia, o café preto é acompanhado por abacate com farinha de mandioca. É comum o casamento entre parentes.
Os aeroportos internacionais mais próximos são o de Guarulhos em São Paulo, cerca de 200 Km de distância, e o do Galeão no Rio de Janeiro, a aproximadamente 400 Km, com possibilidade de baldeação para o Aeroporto de São José dos Campos, a 100 Km de Ilhabela.
Na ilha, ônibus coletivos partem do centro (terminal da balsa) para as praias do norte e do sul e locais de interesse turístico. O único inconveniente é que não há ligação entre o litoral norte e sul. É preciso trocar de ônibus no terminal da balsa. Para o norte, pega-se o ônibus com destino para Armação e para o sul, destino Borrifos.
Nas proximidades do terminal da balsa, há uma lanchonete, um restaurante, um ponto de táxi, uma farmácia e um centro de informações.
Sua avenida principal é a Princesa Isabel e os bairros comerciais são o Perequê e a Vila.
Curiosidade
Ilhabela tem uma das maiores concentrações de naufrágios do país. Em suas águas, há verdadeiros museus submersos: cargueiros, vapores, transatlânticos e paquetes, o mais antigo datando de 1906 (da França) e o mais recente, de 1982 (da Inglaterra).
Distâncias
São Paulo – 210 km (mais 15 minutos de balsa)
Rio de Janeiro – 440 km (mais 15 minutos de balsa)
Santos – 150 km (mais 15 minutos de balsa)
São Sebastião – 6 km (mais 15 minutos de balsa)
Caraguatatuba – 30 km (mais 15 minutos de balsa)
São José dos Campos – 116 km (mais 15 minutos de balsa)
Nenhum comentário:
Postar um comentário