Simone

Começamos o tour cedo, com o dia ainda nublado. O hotel fica a 10 minutos dos principais atrativos. Na rua paralela, logo atrás, um mercadinho para fazer compras.

Outros hotéis próximos são: Hotel Kolping e Schillerpark. Ao lado deste hotel, está o Casino Linz.

O trem elétrico (TRAM) é um dos meios de transporte na cidade e, em dia de chuva, pode ajudar muito.

No centro, muitas lojas de grifes, cafés e restaurantes com bufê de almoço ou jantar a € 7,80 ou € 9,80, como por exemplo, o Antebia e o Chindia. É impossível não notar a presença de tantos prédio históricos. Há muitas placas sinalizando os pontos turísticos.


Chegamos, então, à Neur Dom ou Linzer MarienDom (Nova Catedral), também conhecida como a Catedral da Imaculada Conceição (Maria-Empfangnis-Dom). Em estilo gótico francês, foi fundada em 1924, e tem capacidade para receber 20.000 visitantes. É a maior igreja da república dos Alpes. Fica na Herrenstrasse 26.

Na rua que dá acesso à Nova Catedral, quase em frente, passamos pela Karmelitenkirche (Landstrasse 33), uma pequena igreja na cor amarela, de origem barroca.

Caminhamos até o Landestheater, num novo endereço desde 2013 (Am Volksgarten 1). O belo prédio amarelo é casa de opereta, balé, shows musicais, ópera e orquestra e comporta vários espaços: auditório com 1.200 lugares; BlackBox, 270 assentos; BlackBox Lounge, 150 assentos; Orchestersaal (Orchestra Hall), 200 lugares; e o FoyerBühne (Foyer Palco), com vários arranjos possíveis de assentos. Aberto para visitação de segunda a sexta, das 9h às 18h; e sábado, das 9h às 12h30.

Em frente a este teatro, está um dos prédios mais bonitos da cidade: Linzer Landhaus (Theatergasse 1). É um edifício renascentista do século XVI que, antes, abrigava um mosteiro franciscano. Hoje é a sede do governo e o parlamento regional. Os andares mais baixos da sua imponente torre com o relógio são de 1568.

Placas com nomes e ano em que as pessoas viveram nas residências é uma particularidade de Linz. Uma delas indica o nome dos proprietários onde Mozart viveu e teria composto a “Sinfonia de Linz”, em 1783.

Em 1659, a casa de 3 andares (Mozarthaus) foi adquirida por Konrad von Balthasar Starhemberg. A partir de 1779-1789, a propriedade passou a ser do Conde Johann Joseph Thun. O conde teria convidado Mozart para ser seu inquilino.

Wolfgang Amadeus Mozart morou no quarto de canto no primeiro andar. Desde 1939, a casa é patrimônio cultural e aberta à visitação. 

E a menos de 100 metros está a Linz Market Hall (Altstadt 12), uma casa de propriedade da cidade desde 1524. Já serviu de armazenamento para arsenal e, a partir de 1959, foi alugada para comerciantes, abrigando duas mercearias, um açougue e uma floricultura. Hoje, apenas um inquilino ainda permanece na casa histórica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cores do mundo

Created with flickr badge.
Created with flickr badge.
Created with flickr badge.

Tags

Dicas de viagem, viagem barata, viagem independente, viagem de mochila, Curazao, blog Simone, Simone Rodrigues Soares.