Ficamos hospedados no City Hotel (Dalmatinova ulica 15), mas, como não tínhamos feito reserva, quase ficamos na rua. A cidade estava lotada devido a algum evento (era final de semana). O hotel era 4 estrelas, portanto, caro: € 110 por noite. Os quartos são amplos, limos e bonitos e o café da manhã é excelente (com direito até a champanhe).


Partimos do hotel e chegamos à Praça Central, que leva o nome do poeta nacional, France Prešeren (1800-1849), que tem inclusive um monumento em sua homenagem, onde também está a pequena e charmosa Ponte Tripla (Tromostrovje), obra do arquiteto local Joze Plecnik.
O prédio de maior destaque ali é a Igreja da Anunciação, dedicada à Ordem Franciscana. Datada do século XVII, chama a atenção com sua cor rosa.
O estilo artístico Art Nouveau está presente em alguns edifícios próximos à praça Prešeren, como a Galeria Emporium, por exemplo.

Durante a caminhada no centro, passamos por uma feira ao ar livreonde vendia-se de tudo. E, com chuva ou sem chuva, estão todos na rua. O importante é sair.

Paramos para almoçar no Vodnikov Hram, que serve comida típica eslovena. Escolhemos uma sopa e um purê de batatas (que estava delicioso). O restaurante, num prédio antigo de pedras, tem um atendimento rápido.


Logo após a Catedral, está a Fonte Robba, de 1751, construída pelo escultor italiano Francesco Robba, com três titãs que representam três rios que cortam a Eslovênia, incluindo-se o Lublianica.
Quase em frente à fonte, encontra-se a Prefeitura (Rotovz) ou Câmara Municipal, com uma pequena torre e seu relógio ao centro, num edifício do século XV (mais precisamente, 1484), que mescla dois estilos de arquitetura: barroco e classicista. No portal há um brasão de armas e uma estátua de Hércules com um leão (do século XVII), acrescida depois ao prédio.

Dali fizemos uma pausa para um café. Isso, sim, é uma escolha difícil. Todos são muito aconchegantes e decorados com estilo. Entramos no Marley & Me.
Ao longo do rio (do lado oposto ao do Mercado Municipal), há inúmeros bares, cafés, restaurantes e sorveterias. É comum ver os letreiros: “naravni sladoled”, que significa sorvete natural. O de “domaci” (damasco) é um dos mais pedidos. Ali é também ponto de aluguel de bicicletas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário