Simone

Saindo do Schönbrunn, partimos para conhecer um palácio menor, mas igualmente belo. Nas cores branca e verde, o palácio barroco Belvedere encomendado pelo príncipe Eugênio de Saboia, a sudeste do centro da cidade. O complexo, na verdade, é dividido em duas partes: Belvedere Inferior e Belvedere Superior.

O Belvedere Inferior foi inaugurado em 1716 e o Superior, em 1723, ambos concebidos pelo arquiteto Johann Lukas von Hildebrandt, arquiteto austríaco e engenheiro militar, que projetou edifícios e igrejas, cujos trabalhos tiveram profunda influência na arquitetura do Império de Habsburgo do século XVIII.

O local foi palco de acontecimentos importantes. No dia 17 de abril de 1770, ali ocorreu um baile de máscaras para marcar a ocasião do casamentoda Princesa Imperial Maria Antonietacom o Delfim de França, que mais tarde se tornaria Luís XVI. Foram convidados 16.000 hóspedes.

Foi também onde foi assinado, em 1955, o Tratado de Estado Austríaco, de especial importância simbólica para a Áustria. O Império Austro-Húngaro desmoronou em 1918 com o fim da Primeira Guerra Mundial. Depois de estabelecer a Primeira República Austríaca, em 1919, a Áustria foi, de fato, anexada à Grande Alemanha pelo regime nazista, em 1938. Esta união durou até o final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, quando a Áustria foi ocupada pelos Aliados. Em 1955, o Tratado do Estado Austríaco restabeleceu a Áustria como um país soberano e pôs fim a ocupação. No mesmo ano, o parlamento austríaco criou a Declaração de Neutralidade, que estabeleceu que o país se tornaria politicamente neutro.

O portão principal para o Belvedere Superior é preto e decorado com os brasões dos Príncipes de Saboia apoiados por leões. Os jardins são decorados com esfinges, até o caminho que levam ao Belvedere Inferior. O pequeno lago é outro componente do cenário.

Hoje, o Palácio abriga o Museu Barroco e o Museum Mittelalterlicher Österreichischer Kunst (Museu de Arte Medieval Austríaca).

O palácio e os jardins já foram usados para filmagens, como ocorreu no filme “O Escândalo da Princesa” (1960), com Sofia Loren.

Ingressos: € 14 para o Belvedere Superior e € 11 para o Belvedere Inferior e Museus.

Para chegar, a "Südtiroler Platz" e a "Taubstummengasse" (U1) são as estações de metrô mais próximas.

O bairro onde está o palácio recebeu o nome de Belvedere também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cores do mundo

Created with flickr badge.
Created with flickr badge.
Created with flickr badge.

Tags

Dicas de viagem, viagem barata, viagem independente, viagem de mochila, Curazao, blog Simone, Simone Rodrigues Soares.