Simone

Outro lugar que merece a visita é a Melrose House (275 Jacob Maré), em frente ao Burger’s Park. Toda branca, com a parte frontal em arcos e janelas verdes, a casa de dois andares tornou-se famosa durante a Segunda Guerra dos Bôeres (1899-1902) porque foi usada como quartel-general das forças britânicas.

A primeira (1880-1881) e a segunda guerra foram confrontos armados na atual África do Sul que opuseram os colonos de origem holandesa e francesa, os chamados bôeres, ao exército britânico, que pretendia se apoderar das minas de diamante e ouro encontradas naquele território. Em consequência das guerras, os bôeres ficaram sob o domínio britânico.

O Tratado de Paz que pôs fim à guerra foi assinado em torno da grande mesa de jantar da Melrose House em 31 de maio 1902.

A casa foi restaurada entre 1990 e 1992, porém a decoração original foi mantida na maior parte da casa que tem diversos cômodos. Cetins, brocados, papeis de parede, tetos dourados, aquarelas, peças de bronze, predominam no ambiente. Os textos explicativos são bem detalhados. Um deles descreve até como era o café da manhã.

O espaço tem ainda uma quadra de tênis em saibro, biblioteca e um jardim de chá e sedia também algumas exposições temporárias. Mas a casa em si já vale a visita. Aberto diariamente (exceto segundas-feiras), das 10h às 17h. Entrada: R10 /US$ 0,95 (adultos) e R7 /US$ 0,65 (crianças).

À noite, fomos ao The Grover Mall (Corner Lynnwood and Simon Vermooten Roads in Pretoria East), um dos shoppings da cidade. Com o GPS, foi fácil chegar. Andamos um pouco e sentamos para fazer um lance no Cappuccinos – Café & Pizzaria. O café é ótimo, a fatia de bolo é generosa e o atendimento muito gentil. Já comentei que o uso do Wi-Fi na África do Sul é complicado. Não tem ou, quando tem, você precisa ter uma linha local. Como eu precisava usar com urgência, o garçom forneceu-me a senha do celular dele para que eu utilizasse a internet. Uma gentileza só e com um sorriso no rosto.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cores do mundo

Created with flickr badge.
Created with flickr badge.
Created with flickr badge.

Tags

Dicas de viagem, viagem barata, viagem independente, viagem de mochila, Curazao, blog Simone, Simone Rodrigues Soares.