




Só o Wat Arun já valeria o passeio. Localizado no distrito Thonburi (de frente para o Tha Thien Píer), é o que mais chama a atenção às margens do rio Chao Phraya. Também é conhecido como Wat Chaeng – o Templo da Madrugada ou Templo do Amanhecer –, já que o rei Taksin, depois de lutar para defender o reino de Ayutthaya, teria chegado a esse templo ao nascer do dia.
O templo realmente impressiona pela beleza da arquitetura, com riqueza de detalhes e cor colorida. O pináculo (Prang) de Wat Arun, um dos marcos históricos e mundialmente conhecidos, tem uma imponente torre de mais de 70 metros de altura que é decorada com pequenos pedaços de vidro colorido e porcelana chinesa colocados em padrões intrincados. A torre fica ainda mais bela à noite, quando iluminada. Aberto das 8h às 17h30.


Dali, partimos de tuk-tuk para o distrito Ko Ratanakosin, que abriga muitos locais históricos e sagrados. Um deles é o Grand Palace. Na verdade, você paga um ingresso de 350 Baht ou U$ 10 para ver um complexo de prédios adjacentes um ao outro. Além do Grand Palace (em estilo mais europeu), que é atualmente usado somente para cerimônias ocasionais (o rei vive no Chitralada Palace, mas é fechado aos turistas), pode-se visitar o Wat Phra Kaew (ou Templo do Buda Esmeralda), tempo com adornos tipicamente tailandeses com telhado colorido e detalhes em dourado, o Boromabiman Hall, construído pelo rei Rama VI, a Amarinda Hall, a residência original do Rei Rama I e o Palácio da Justiça(onde ocorrem cerimônias e coroações), que contém o trono antigo, o Grand Palácio Municipal / Maha Chakri Prasat, que não tem sido usado como residência desde a morte misteriosa do Rei Rama VIII (irmão mais velho do rei atual), encontrado morto em seu quarto em 1946.
Outro complexo a poucos metros (também incluído no tíquete do Grand Palace) é o impressionante Dusit Palace Park. Sua arquitetura é um exemplo da época vitoriana. É composto pela Assembleia Nacional (Prédio do Parlamento tailandês), The Ananta Samakhom Throne Hall (mais belo por dentro, foi encomendado pelo Rei Rama V para ser uma sala de recepção e sala do trono; concluído em 1915), Vimanmek Mansion (hoje um museu) e o Museu Nacional Royal Elephant.

O destaque fica mesmo por conta do Vimanmek Teak Mansion, inaugurado em 1905 pelo rei Rama V. Serviu de palácio real por apenas 5 anos, depois transformou-se em um local de armazenamento da realeza. Em 1982, a rainha Sirikit pediu permissão do rei Rama IX para renovar o local. Hoje, é um museu em homenagem ao seu rei criador, com informações sobre a restauração do palácio, fotos, obras de ate e artesanato do rei, imagens de modelos de templos tailandeses e de budas, enfim, um belo patrimônio nacional. É a maior mansão de madeira de teca (famosa pela qualidade e rusticidade; o preço do seu metro cúbico é mais caro que o do mogno) do mundo. O único inconveniente é que as legendas estão em tailandês. Então, é preciso pagar o áudio-guia à parte: 200 Baht/ U$ 7.
Para visitar esses dois complexos, é preciso chegar cedo. Há longas filas e os horários de funcionamento são curtos. O Wat Phra Kaew/Grand Palace fica aberto das 8h30 às 15h30; o Dusit Palace/Vimanmek Mansion, das 9h30 às 16h. O acesso é fácil. Os ônibus 503 e 508 param em frente ao Grand Palace e os ônibus 70 e 510 em frente ao Dusit Palace.
ATENÇÃO: mulheres não podem entrar de short, bermuda ou saias curtas e os homens não podem usar camisetas regata ou bermudas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário