Simone


Continuamos caminhando até o centro e passamos por mais uns 10 wats. Demos a volta até chegar ao Royal Palace Museum, que abriga também uma galeria com exposição de fotos, uma sala de conferência, o Haw Pha Bang (um ornado pavilhão) que abriga a estátua de Buda de pé chamado Prabang, o Royal Ballet Theatre e jardins.

O Royal Palace Museum, também conhecido como "Haw Kham Palace", foi construído em 1904 para o rei Sisavang Vong, durante a era colonial francesa. Após a morte do rei Sisavang Vong (rei de Luang Prabang entre 1904 e 1945), o príncipe herdeiro Savang Vatthana e sua família foram os últimos a ocupar o palácio. Com a revolução, em 1975, o prédio foi tomado pelo governo, sendo convertido em museu nacional e aberto ao público em 1995. Acima da porta de entrada, há a imagem de um elefante dourado e com 3 cabeças, protegido por um guarda-sol branco sagrado, símbolo da monarquia do Laos. No meio do jardim, no corredor entre o portão de entrada e museu, há uma estátua do rei.
O edifício pode ser visualizado em três partes principais: a asa dianteira, composta por áreas de recepção; o salão do trono (no meio); e a asa traseira que antes era área residencial. No seu interior, mobiliário (destaque para o trono do rei e da rainha, a cadeira de elefante do rei e caixas de vidro que contêm imagens cristalinas de Buda), artefatos religiosos e uma coleção de arte que inclui bustos e retratos (pintados por um artista russo) da monarquia do Laos da época em que o museu era um palácio real. As paredes da sala são decoradas com murais pintados pelo francês Alix de Fauntereau, em 1930, que retratam a vida tradicional do país. Outras são decoradas com azulejos de mosaicos espelhados semelhantes aos que decoram o Wat Xieng Thong (templo próximo ao rio Mekong). Os quartos foram preservados como eram em 1975, quando o rei foi forçado deixar o palácio (o governo comunista assume). Uma sala de jantar e uma sala de estar contêm selos reais e medalhas. A sala do trono abriga as joias da coroa do Laos.

O pavilhão Haw Pha Bang abriga os carros reais. Um deles, o Vor Prabang, feito de madeira e coberto com outro, é utilizado para levar a imagem do Buda durante o Ano Novo para um dos templos da cidade, onde permanece por 3 dias e 2 noites. São necessárias 16 pessoas para carregá-lo. O prédio é suntuoso, paredes, teto, colunas, janelas e piso são decorados nas cores vermelha e azul e com detalhes em dourado que retratam o cotidiano, as batalhas e a vida laociana.
ATENÇÃO: o complexo fecha no horário do almoço, logo o acesso se dá das 8h30 às 11h e das 13h30 às 16h. Aberto diariamente (com exceção de domingo). Ingresso a 30.000 kip – US$ 3,70.

Para o Royal Ballet Theatre, os ingressos têm 3 preços: 100.000 kip, 120.000 kip e 150.000 kip (12,50; 15; e 18,50 dólares, respectivamente). Performances às segundas, quartas, sextas e sábados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cores do mundo

Created with flickr badge.
Created with flickr badge.
Created with flickr badge.

Tags

Dicas de viagem, viagem barata, viagem independente, viagem de mochila, Curazao, blog Simone, Simone Rodrigues Soares.