
Com 101 hectares, 3 jardins e situado na baía da Marina em Singapura, o Gardens by the Bay ganhou o prêmio de “construção do ano” (de vidro e aço, sem colunas) no Festival Mundial de Arquiteturas, em 2012. Com um projeto orçado em 350 milhões de dólares, é o mais recente e moderno jardim do mundo. A maior estufa climatizada de flores e plantas do mundo abriga uma incrível diversidade de espécies: são 3.332 painéis de 42 diferentes formatos e tamanhos de vidro.
As estufas são resfriadas reproduzindo o clima natural da América do Sul, da Califórnia (muitas espécies são dessas origens), África do Sul, Espanha e Itália, onde o clima é propício para as flores. Mas o espaço é dividido entre os continentes que deram origem às espécies, de pequenas flores até variedades de palmeiras.
O local é imenso e há diversas partes importantes. O Cloud Forest, por exemplo, tem um prédio-jardim, todo coberto por plantas verdes e flores, com destaque para a cachoeira artificial que refresca e umidifica o ambiente. As passarelas que ficam no alto e em torno desta construção levam os visitantes por caminhos repletos de orquídeas, antúrios, lizianthus, cercados de samambaias, heras e trepadeiras. Devido à altura, dá um certo receio.
Há os Kingfisher Lakes, lagos com peixes e plantas aquáticas. Estas plantas agem como natural eco-filtro para purificar a água que foi captada ou bombeada da marina onde está o reservatório.
O que mais impressiona mesmo são as “Supertrees”, árvores artificiais de até 50 metros de altura. Além da incrível imagem, são utilizadas para coletar a água da chuva usada, posteriormente, para irrigação e manutenção das estufas. É possível acessar o topo delas e ter uma vista panorâmica do parque. À noite, elas ganham vida com um show de luzes e sons.
Nenhum comentário:
Postar um comentário