Simone

Mistura de parque, jardim botânico e conservatório, o Gardens by the Bay é passeio obrigatório para os admiradores da natureza. De visual futurista e tamanho monumental (unindo o conceito ambiental, paisagístico e arquitetônico), não há como não vê-lo de alguma parte da cidade, seja no solo ou do alto do Sands SkyPark ou Marina Bay Sands.  


Com 101 hectares, 3 jardins e situado na baía da Marina em Singapura, o Gardens by the Bay ganhou o prêmio de “construção do ano” (de vidro e aço, sem colunas) no Festival Mundial de Arquiteturas, em 2012. Com um projeto orçado em 350 milhões de dólares, é o mais recente e moderno jardim do mundo. A maior estufa climatizada de flores e plantas do mundo abriga uma incrível diversidade de espécies: são 3.332 painéis de 42 diferentes formatos e tamanhos de vidro.
As estufas são resfriadas reproduzindo o clima natural da América do Sul, da Califórnia (muitas espécies são dessas origens), África do Sul, Espanha e Itália, onde o clima é propício para as flores. Mas o espaço é dividido entre os continentes que deram origem às espécies, de pequenas flores até variedades de palmeiras.

O local é imenso e há diversas partes importantes. O Cloud Forest, por exemplo, tem um prédio-jardim, todo coberto por plantas verdes e flores, com destaque para a cachoeira artificial que refresca e umidifica o ambiente. As passarelas que ficam no alto e em torno desta construção levam os visitantes por caminhos repletos de orquídeas, antúrios, lizianthus, cercados de samambaias, heras e trepadeiras. Devido à altura, dá um certo receio.

Há os Kingfisher Lakes, lagos com peixes e plantas aquáticas. Estas plantas agem como natural eco-filtro para purificar a água que foi captada ou bombeada da marina onde está o reservatório.

O que mais impressiona mesmo são as “Supertrees”, árvores artificiais de até 50 metros de altura. Além da incrível imagem, são utilizadas para coletar a água da chuva usada, posteriormente, para irrigação e manutenção das estufas. É possível acessar o topo delas e ter uma vista panorâmica do parque. À noite, elas ganham vida com um show de luzes e sons.

A entrada para os jardins é gratuita, mas para ver o restante há 3 preços de ingressos: U$ 12, U$ 20 e U$ 28, dependendo do número de atrações que se visita. Aberto das 9h às 20h, diariamente.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cores do mundo

Created with flickr badge.
Created with flickr badge.
Created with flickr badge.

Tags

Dicas de viagem, viagem barata, viagem independente, viagem de mochila, Curazao, blog Simone, Simone Rodrigues Soares.