É a capital e maior cidade da Croácia – a única cuja área metropolitana tem mais de um milhão de habitantes. Seus habitantes chamam-se zagrebinos. Os croatas formam a maior parte dos habitantes da cidade, com 91,94%. As minorias étnicas incluem sérvios, bósnios, albaneses, eslovenos, ciganos, montenegrinos, macedônios e outros.
Localizada entre a margem do rio Sava e a encosta do monte Medvednica, situa-se 120 m acima do nível do mar. Numa encruzilhada entre a Europa Central e o Mar Adriático, Zagreb concentra indústria, instituições científicas, órgãos administrativos nacionais e ministérios.
A maior parte da produção industrial da Croácia está concentrada em Zagreb, como os setores de processamento de metais, equipamentos elétricos, têxteis, produtos químicos e farmacêuticos, gráficas e papéis, couros, processamento de madeira, etc.
Porém, é também um destino turístico e um corredor para turistas da Europa Central e da Europa Ocidental em direção ao Adriático – um centro de tráfego importante, com conexões ferroviárias, rodoviárias e aéreas com as grandes cidades europeias e os balneários croatas.
Infelizmente, a maioria dos turistas segue diretamente para as praias do Mar Adriático e as cidades históricas de Dubrovnik, Šibenik, Zadar e outras. Mas Zagreb é uma cidade bonita e repleta de museus (mais de 30), galerias, monumentos, igrejas e belos jardins. Sua arquitetura divide-se entre prédios históricos e construções modernas.
A parte histórica da cidade, com a Cidade Alta e Kaptol, é a principal atração, com edifícios históricos, igrejas, instituições, restaurantes e cafés. As ruas e praças ali podem ser alcançadas a pé, a partir da praça Ban Josip Jelačić, ou por meio de um funicular saindo da rua Tomićeva.
Fechada ao acesso de automóveis, a badalada rua Tkalciceva possui lojas, bares, esplanadas, galerias de arte e cafés, sendo uma ótima opção turística.

A principal avenida é a Ilica. Cortada pelos trens azuis, a avenida tem cerca de 6 km de extensão. É um bom ponto de referência para chegar às atrações da cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário