Simone

É a capital e maior cidade da Croácia – a única cuja área metropolitana tem mais de um milhão de habitantes. Seus habitantes chamam-se zagrebinos. Os croatas formam a maior parte dos habitantes da cidade, com 91,94%. As minorias étnicas incluem sérvios, bósnios, albaneses, eslovenos, ciganos, montenegrinos, macedônios e outros.

Localizada entre a margem do rio Sava e a encosta do monte Medvednica, situa-se 120 m acima do nível do mar. Numa encruzilhada entre a Europa Central e o Mar Adriático, Zagreb concentra indústria, instituições científicas, órgãos administrativos nacionais e ministérios.

A maior parte da produção industrial da Croácia está concentrada em Zagreb, como os setores de processamento de metais, equipamentos elétricos, têxteis, produtos químicos e farmacêuticos, gráficas e papéis, couros, processamento de madeira, etc.

Porém, é também um destino turístico e um corredor para turistas da Europa Central e da Europa Ocidental em direção ao Adriático – um centro de tráfego importante, com conexões ferroviárias, rodoviárias e aéreas com as grandes cidades europeias e os balneários croatas.

Infelizmente, a maioria dos turistas segue diretamente para as praias do Mar Adriático e as cidades históricas de Dubrovnik, Šibenik, Zadar e outras. Mas Zagreb é uma cidade bonita e repleta de museus (mais de 30), galerias, monumentos, igrejas e belos jardins. Sua arquitetura divide-se entre prédios históricos e construções modernas.

A parte histórica da cidade, com a Cidade Alta e Kaptol, é a principal atração, com edifícios históricos, igrejas, instituições, restaurantes e cafés. As ruas e praças ali podem ser alcançadas a pé, a partir da praça Ban Josip Jelačić, ou por meio de um funicular saindo da rua Tomićeva.

Fechada ao acesso de automóveis, a badalada rua Tkalciceva possui lojas, bares, esplanadas, galerias de arte e cafés, sendo uma ótima opção turística.

Pode-se optar pelo Sightseeing, uma maneira rápida de percorrer a cidade. São duas linhas: verde e vermelha. Valor por pessoa: 70 kn ou 9,50.


A principal avenida é a Ilica. Cortada pelos trens azuis, a avenida tem cerca de 6 km de extensão. É um bom ponto de referência para chegar às atrações da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cores do mundo

Created with flickr badge.
Created with flickr badge.
Created with flickr badge.

Tags

Dicas de viagem, viagem barata, viagem independente, viagem de mochila, Curazao, blog Simone, Simone Rodrigues Soares.