Simone

A Catedral de Zagreb é a mais famosa construção da cidade e a mais alta de toda Croácia. Esta obra tipicamente gótica, cujas espirais podem ser vistas de vários pontos da cidade, tem grande valor arquitetônico.

Localizada na área chamada Kaptol, a igreja, dedicada à Virgem Maria, foi construída no século XI, mas a aparência atual é de 1880 (um terremoto danificou a estrutura original). No seu interior há a esfinge do Cardeal Stepinac, perseguido pelo regime comunista e beatificado pela Igreja. Ao redor da catedral pode ser vista uma muralha construída no século XVI para proteção contra os ataques dos turcos otomanos.

Em frente à catedral, está o Mercado de Rua Dolac: uma mistura de mercado aberto com tradicionais tendas e um mercado coberto com lojas de souvenirs – o mais famoso de Zagreb. É comum ver nas lojinhas uns corações vermelhos, presente que os zagrebinos compram para expressar amizade, sendo geralmente colocados na árvore de Natal.

A Igreja de São Marcos (St. Mark's Church), datada do século XIII, passou por uma grande reforma e ganhou arquitetura gótica. Situada na praça São Marcos, é uma das igrejas mais fotografadas da cidade, com seu telhado decorado com o brasão do antigo reino da Croácia e o brasão da capital Zagreb. Ao seu redor, estão o Parlamento Croata (Sabor) e o Palácio do Governo (Banski dvori).

Bem próximo dali, avista-se o Stone Gate, portão de uma parte que restou da muralha do século XIII. Há um altar com uma imagem da Virgem Maria que teria sobrevivido a um incêndio em 1731 e, desde então, tornou-se um local de culto e devoção. Ao lado, uma estátua de um São Jorge que indica que você está na Radiceva, uma das principais ruas de negócios no século XIX.

O Teatro Nacional da Croácia, belíssimo prédio amarelo, tem uma fachada neobarroca e também é conhecido por HNK Zagreb. Está sob posse do Ministério da Cultura, que opera suas atividades. Na entrada do teatro está a famosa fonte de parede ‘A Fonte da Vida’, criada pelo artista croata e escultor Ivan Meštrović, em 1905.

Construído em 1876, o Cemitério de Mirojob abriga uma composição monumental de arcadas, pavilhões, cúpulas, e todo o tipo de sepulturas. Nele estão sepultadas muitas das personalidades que influenciaram o percurso do país. O cemitério foi dividido em quatro áreas distintas, refletindo a diversidade religiosa da cidade: católica, ortodoxa, protestante e judaica. Hoje em dia já tornou-se uma espécie de museu a céu aberto, devido a suas grandes obras arquitetônicas.

O Hotel Esplanade fica no centro de Zagreb, em frente à estação de trem. Pela suntuosidade, é uma grande atração. Bastante conhecido e procurado pelos afortunados, com quartos espaçosos e bem decorados.



Entre a Estação Central e o hotel há um shopping subterrâneo (entrada pelo nível da rua, ao lado da estação).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cores do mundo

Created with flickr badge.
Created with flickr badge.
Created with flickr badge.

Tags

Dicas de viagem, viagem barata, viagem independente, viagem de mochila, Curazao, blog Simone, Simone Rodrigues Soares.