Simone

Muralha de Ston
Para encontrar a maior muralha da Europa não é preciso ir à França, Alemanha ou Inglaterra. Basta escolher um destino menos óbvio e parar na cidade de Ston. Localizada a 50 km a norte de Dubrovnik, Ston possui o dobro do comprimento das paredes de seus vizinhos mais famosos e é conhecida como a “Grande Muralha da China da Europa”.

Foi construída após a aquisição de Peljesac, em 1358, pela República de Dubrovnik (ou República de Ragusa). Viria a ser finalizada no século XV. A muralha de 5,5 km pretendia isolar a península dos invasores. Primeiramente, ligou, apenas, as duas costas e, depois, seriam construídas duas cidades fortificadas (Ston e Mali Ston) para albergar as pessoas que guardavam a fronteira e as que trabalhavam nas salinas. Ainda hoje existe uma fábrica de sal. Em vários restaurantes da cidade, pode-se provar as excelentes ostras produzidas nestas águas.

Com centenas de anos e bastante danificada por causa de um terremoto em 1996, a muralha passou por uma longa restauração e agora já pode ser visitada e percorrida, permitindo aos turistas desfrutar de uma vista panorâmica das cidades e das salinas que ficam nos arredores.

Importante ressaltar que, no verão, a cidade é muito quente. Nessa época, o ideal é fazer o passeio à noite ou nas primeiras horas da manhã, bem cedo.

Na península de Peljesac ainda há o Museu Marítimo em Orebic (município portuário), igrejas e mosteiros medievais, adegas de vinho em Prizdrina e Trstenik, e Nakovana (uma das mais antigas vilas da Croácia cuja área circundante é habitada há 8.000 anos). Em Viganj encontra-se, ainda, um dos melhores locais do mar Adriático para fazer surf ou kitesurf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cores do mundo

Created with flickr badge.
Created with flickr badge.
Created with flickr badge.

Tags

Dicas de viagem, viagem barata, viagem independente, viagem de mochila, Curazao, blog Simone, Simone Rodrigues Soares.