Muralha de Ston
Para encontrar a maior muralha da Europa não é preciso ir à França, Alemanha ou Inglaterra. Basta escolher um destino menos óbvio e parar na cidade de Ston. Localizada a 50 km a norte de Dubrovnik, Ston possui o dobro do comprimento das paredes de seus vizinhos mais famosos e é conhecida como a “Grande Muralha da China da Europa”.
Foi construída após a aquisição de Peljesac, em 1358, pela República de Dubrovnik (ou República de Ragusa). Viria a ser finalizada no século XV. A muralha de 5,5 km pretendia isolar a península dos invasores. Primeiramente, ligou, apenas, as duas costas e, depois, seriam construídas duas cidades fortificadas (Ston e Mali Ston) para albergar as pessoas que guardavam a fronteira e as que trabalhavam nas salinas. Ainda hoje existe uma fábrica de sal. Em vários restaurantes da cidade, pode-se provar as excelentes ostras produzidas nestas águas.
Com centenas de anos e bastante danificada por causa de um terremoto em 1996, a muralha passou por uma longa restauração e agora já pode ser visitada e percorrida, permitindo aos turistas desfrutar de uma vista panorâmica das cidades e das salinas que ficam nos arredores.
Importante ressaltar que, no verão, a cidade é muito quente. Nessa época, o ideal é fazer o passeio à noite ou nas primeiras horas da manhã, bem cedo.
Na península de Peljesac ainda há o Museu Marítimo em Orebic (município portuário), igrejas e mosteiros medievais, adegas de vinho em Prizdrina e Trstenik, e Nakovana (uma das mais antigas vilas da Croácia cuja área circundante é habitada há 8.000 anos). Em Viganj encontra-se, ainda, um dos melhores locais do mar Adriático para fazer surf ou kitesurf.
Nenhum comentário:
Postar um comentário