Classificada como uma das dez ilhas mais belas do mundo, Hvar fica na costa da Croácia banhada pelo mar Adriático. Rodeada por águas azuis esverdeadas, ela é rica em belezas naturais e recursos que têm sido preservados ao longo dos anos juntamente com sua cultura, tradição e história.
Ao descer no centro de Hvar, não há como não ficar perplexo com a beleza do lugar. A arquitetura é uma mistura de Veneza com Havana, e, com tantas palmeiras, céu azul e calor, não há como não achar que você está descendo na capital cubana e não em uma ilha de país europeu.
O cenário de Hvar é mágico: iates luxuosos, cidade de pedra, festas e badalação a qualquer momento do dia e da noite – tudo isso contrastando com o mar Adriático. Hvar possui um charme único.
É um dos points do verão europeu, onde você encontra famosos e milionários. O acesso à ilha é somente por barco ou ferry boat.
Como chegar saindo de Split
Split é famosa pelo calçadão com palmeiras às margens de praias cercadas por bosques e pelas construções famosas, como o Palácio Diocleciano. Foi a residência imperial fortificada construída pelo imperador Diocleciano por volta do século IV A.C., onde instalou seu mausoléu.
É o lugar mais importante da cidade e um dos mais bem preservados templos romanos que hoje existem.
De ferry boat, a viagem leva, em média, 1h45. Se você quiser mais exclusividade, pode alugar uma lancha para chegar à ilha.
Há 10 saídas (no máximo) de Split para Hvar por dia, feitas em barcos de capacidades diferentes (alguns são somente para passageiros e outros para carros e passageiros). De catamarã, a viagem leva uma hora e custa 22kn ou € 3.
As balsas que comportam carros costumam chegar em Stari Grad, uma pequena vila do outro lado da ilha (a uns 10 minutos de carro ou 15 minutos de ônibus) do centro de Hvar. Já os barcos para passageiros costumam atracar no centro da ilha, mais exatamente na frente do Carpe Diem Bar.
Sobre a frequência do serviço, há uma disponibilidade maior das balsas para carros – que são bem mais modernas e maiores que os barcos para passageiros – porém, um tanto mais lentas. A viagem nestas balsas leva quase o dobro de tempo (em torno de 1h45), enquanto que os barcos mais rápidos gastam, 1 hora para chegar.
Como chegar saindo de Dubrovnik
A forma de chegar a Hvar não depende única e exclusivamente do turista. De Dubrovnik até a ilha, pode-se ir de carro, barco ou avião. Em qualquer dos casos, em algum momento depende-se de ferry boats ou catamarãs (mais velozes) da rede Jadrolinija. De avião, é preciso ficar atento aos horários e trajetos mantidos pela Croatia Airlines.
A dica é observar antes da viagem as melhores opções disponíveis em determinado dia. Mesmo de avião, pode-se perder quase o dia todo de Dubrovnik a Hvar, caso haja uma escala obrigatória em Zagreb, a capital, antes de chegar a Split. Os voos são curtinhos, mas encarar três aeroportos (e possíveis atrasos) hoje em dia é sempre uma temeridade. Por outro lado, não importa o caminho e o transporte escolhido, não há como se aborrecer com a paisagem e a descoberta de novos pedacinhos da Croácia.
A empresa marítima Jadrolinija faz a ligação entre Split e Dubrovnik e a ilha de Hvar, além de diversos outros destinos croatas. Os preços variam de acordo com o tipo de embarcação e a viagem. Contato: www.jadrolinija.hr
De Dubrovnik a Split, a distância é de 230 km ou, aproximadamente 5h de ônibus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário