Simone

A Cidade Velha (Stari Grad), cercada de muralhas e edificações do século XV, situada numa península saliente nas águas do Adriático, é imperdível. Foi totalmente restaurada entre 1983 e 1988.


Labirinto de ruas estreitas, casas e lojinhas charmosas de pedra, muitos cafés e restaurantes e uma pracinha com uma feira de artesanato e souvenirs, ainda abriga importantes edifícios religiosos da cidade, sendo a Igreja de Santa Maria (a mais antiga da cidade, construída no ano de 840), a Igreja St. Ivan, a Igreja Sveta Trojica (Igreja da Santíssima Trindade, concluída em 1804) e o Monetary Stanjevici os mais belos. Há, também, o Museu Arqueológico, aberto das 8h às 20h nos dias de semana; e das 14h às 20h aos sábados e domingos.

A surpresa maior é quando, ao final de uma das ruelas, passa-se por uma porta em formado de arco e avista-se o mar, com uma praia de areia grossa. O conjunto – muralhas e mar – é magnífico.

Budva possui 21 km de costa acessível, com 17 praias separadas. Muitas são isoladas e oferecem vistas deslumbrantes da costa montenegrina. A praia mais famosa é a de Mogren (duas praias de 80 m ligadas por um túnel), a somente 150 m da cidade velha.

A praia Becici foi votada como sendo a mais bela no Mediterrâneo, mas cada praia tem os seus méritos, desde a praia de areia cor-de-rosa em Sveti Stefan até a intacta praia de Lucice, que é apenas acessível por barco.

Outras praias turísticas são Jaz, Pizana, Slovenska e Guvance, todas com excelentes instalações e serviços para praticar o esqui aquático e o mergulho. O Posto de Turismo de Budva disponibiliza todo tipo de informação.

Durante os meses de verão, o festival de “Teatro de Cidade” e o festival de Música de Budva transformam as ruas da velha cidade num teatro ao ar livre. É um excelente lugar para passar as suas férias.

A ilha de St. Nikola é o destino favorito para um dia de viagem. Barcos partem durante todo o dia na época de verão, partindo das praias de Budva. A ilha tem o aspecto de parecer estar afundando, com afiados penhascos mergulhando no mar em três lados, escondendo vales isolados que são uma verdadeira aventura para alcançar. O outro lado da ilha inclina-se para o mar, via três longas praias de areia, que são os locais mais populares para fazer um piquenique romântico. Uma das mais procuradas é a Beach of Paradise (praia do Paraíso).

Saindo da cidade velha, há um píer repleto de barcos, iates e palmeiras, excelente para uma caminhada. À frente, muitos hotéis e restaurantes.

2 comentários:

Cores do mundo

Created with flickr badge.
Created with flickr badge.
Created with flickr badge.

Tags

Dicas de viagem, viagem barata, viagem independente, viagem de mochila, Curazao, blog Simone, Simone Rodrigues Soares.