Simone

Não faltam opções para se assistir a um concerto, a uma peça de teatro ou a uma apresentação de balé, já que a cidade possui vários e excelentes teatros e óperas.

O Teatro Mariinsky (na Teatralnaya Ploshchad – ‘ploshchad’ significa praça em russo) é talvez a instituição mais famosa, mas há outras opções. Foi construído pelo arquiteto Cavos entre 1859-1860, em honra à Maria Feodorovna, esposa do imperador Alexandre II. A praça onde foi erguido o edifício é até hoje o centro da vida cultural da cidade.

Os tíquetes são vendidos em quiosques espalhados pela cidade, conhecidos como ‘Teatralnaya Kassa’, que cobram um adicional irrisório (RUB 20), que é teoricamente opcional. As bilheterias do teatro vendem os ingressos diretamente também, usualmente pelo mesmo preço. Fica próximo à Sinagoga Central e à St. Nicholas & Epiphany Cathedral.

Outro é o Teatro Mikhailovskiy (Ploshchad Isskustv 1 – entre o Museu Russo e o Grand Hotel Europe). O exterior não é tão notório quanto o Mariinsky, mas o interior é igualmente notável, e o teatro recebe atrações russas e estrangeiras de ópera e ballet.

Ópera de St. Petersburgo (Galernaya Ulitsa 33 – ‘ulitsa’, cuja abreviatura é ul. significa rua em russo). Um teatro aconchegante (palco pequeno e apenas 150-200 assentos), que apresenta repertório de grandes óperas a preços menores que os dos grandes teatros, e tem um belo foyer.

Teatro do Conservatório (Teatralnaya Ploshchad 3 – do outro lado da rua do Teatro Mariinsky). Não possui um hall tão luxuoso, porém é uma opção boa e barata para ver óperas, russas e estrangeiras, com performances dos estudantes do conservatório onde Tchaikovsky, Rimsky-Korsakov, Mussorgsky e muitos outros famosos do mundo musical russo estudaram.

O Teatro Alexandrinsky, construído em 1756, é o teatro profissional mais antigo da Rússia e um dos mais prestigiados em arte dramática. O projeto do arquiteto Carlo Rossi passou por 15 meses de reformas e foi reaberto em 2006, quando completava 250 anos.

A madeira que decora as paredes, chão, teto, colunas e repartições entre as salas foi mantida, pois é ela a responsável pela boa acústica do auditório, é ela que produz o som aveludado característico do ambiente.

O nome "Alexandrinsky" foi dado apenas em 1937, para homenagear o centenário da morte do poeta russo Alexander Pushkin.

Em estilo clássico russo, na cor amarela e de colunas brancas, com uma estátua equestre na parte superior, chama a atenção pela beleza. Fica na Ostrovsky Square 2, uma rua atrás da Avenida Nevsky Prospect. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cores do mundo

Created with flickr badge.
Created with flickr badge.
Created with flickr badge.

Tags

Dicas de viagem, viagem barata, viagem independente, viagem de mochila, Curazao, blog Simone, Simone Rodrigues Soares.