
A atração mais fotografada é a Catedral de Nosso Salvador do Sangue Derramado (Tserkov Spasitelya Na Krovi). Construída entre 1883 e 1907, quando o país apresentava um grande impulso industrial e econômico, com sua arquitetura em estilo russo medieval clássico, torres coloridas decoradas com ouro, pedras preciosas, cruzes resplandecentes, é impressionante. Foi edificada no mesmo local onde o Czar Alexandre II foi assassinado em 1881, razão pela qual seu nome faz referência ao Sangue Derramado.


A Catedral de Santo Isaac (Isaakevsky Sobor), com sua imponente colunata, é um dos mais vistosos da cidade. Por trás da fachada triangular apoiada em colunas gregas, uma cúpula circular dourada apoiada em uma nova série de colunas destaca-se. Na decoração empregaram-se 43 tipos de minerais. Para dourar a cúpula de 21,8 m de diâmetro, empregaram-se cerca de 100 kg de ouro. Quase 400 obras, entre esculturas, pinturas e mosaicos, adornam a catedral com capacidade para 14 mil pessoas.
A catedral ganhou prestígio adicional na Segunda Guerra, quando a cidade foi sitiada. Neste período seu imenso saguão abrigou milhares de pessoas, e as ajudou a suportar os invernos glaciais de São Petersburgo.
Desde 1931 que a catedral é um museu. Pode-se subir até à base da cúpula, de onde se desfruta de uma magnífica vista de São Petersburgo. O acesso custa RUB 150 ou € 3,50.

O nome da catedral homenageia a Nossa Senhora de Kazan, um dos maiores ícones religiosos da tradição ortodoxa russa. Marshal Kutuzov, o general que comandou as tropas russas na vitória sobre Napoleão Bonaparte, está enterrado nesta catedral. Em frente à catedral, um belo jardim e bancos de praça convidam os passantes a sentar e admirar tanta beleza.
Combinando estilo barroco e elementos da arquitetura tradicional russa, a St. Nicholas & Epiphany Cathedral destaca-se pela beleza. Foi projetada pelo arquiteto S. Tchevakinsky entre 1753 e 1762. Tornou-se uma espécie de memorial em honra dos marinheiros perdidos. É uma das poucas catedrais que não foram fechadas no período soviético.

Percorrendo a Nevsky Prospect, avistamos mais duas igrejas: Armenian Church (bela nas cores azul e branco, construída entre 1770 e 1772) e a The Catholic Church of St. Catherine (amarela e com uma cúpula verde, construída entre 1762-1783), ambas em estilo clássico.
Destaque, também para a St. Petersburg Mesquita. Quando concluída, em 1913, era a maior mesquita na Europa: seus minaretes atingiam 49 metros de altura e a impressionante cúpula azul-celeste, 39 metros. A mesquita está situada no centro da cidade, perfeitamente visível a partir da Ponte Trinity.
Nenhum comentário:
Postar um comentário