Simone


A atração mais fotografada é a Catedral de Nosso Salvador do Sangue Derramado (Tserkov Spasitelya Na Krovi). Construída entre 1883 e 1907, quando o país apresentava um grande impulso industrial e econômico, com sua arquitetura em estilo russo medieval clássico, torres coloridas decoradas com ouro, pedras preciosas, cruzes resplandecentes, é impressionante. Foi edificada no mesmo local onde o Czar Alexandre II foi assassinado em 1881, razão pela qual seu nome faz referência ao Sangue Derramado.

O nome oficial do templo é Igreja da Ressurreição de Cristo. Em 1930 a igreja foi fechada devido ao ataque bolchevique, cuja ofensiva contra as religiões destruiu grande parte das igrejas do país. Depois de 30 anos de restauração foi reaberta em 1997. O interior da catedral é decorado com mosaicos de mármore incrivelmente detalhados (criados pelos mais proeminentes artistas russos), cobrindo todas suas paredes, e atualmente abriga um Museu.



A Catedral de Santo Isaac (Isaakevsky Sobor), com sua imponente colunata, é um dos mais vistosos da cidade. Por trás da fachada triangular apoiada em colunas gregas, uma cúpula circular dourada apoiada em uma nova série de colunas destaca-se. Na decoração empregaram-se 43 tipos de minerais. Para dourar a cúpula de 21,8 m de diâmetro, empregaram-se cerca de 100 kg de ouro. Quase 400 obras, entre esculturas, pinturas e mosaicos, adornam a catedral com capacidade para 14 mil pessoas.


A catedral ganhou prestígio adicional na Segunda Guerra, quando a cidade foi sitiada. Neste período seu imenso saguão abrigou milhares de pessoas, e as ajudou a suportar os invernos glaciais de São Petersburgo.

Desde 1931 que a catedral é um museu. Pode-se subir até à base da cúpula, de onde se desfruta de uma magnífica vista de São Petersburgo. O acesso custa RUB 150 ou € 3,50.


A Catedral Kazan (Kazanski Sobor) é a construção de maior destaque da Avenida Nevsky. Considerada como um dos melhores exemplos de arquitetura tradicional russa não ortodoxa, ela foi erigida tentando harmonizar o projeto adotado na construção de São Petersburgo com a tradição arquitetônica ortodoxa. Assim, a monumental colunata de sua fachada foi construída paralela à Avenida, enquanto o altar principal está situado numa das laterais, atendendo à imposição da igreja ortodoxa, que estipulava que estes deveriam estar sempre orientados na direção leste-oeste. Entrada gratuita.

O nome da catedral homenageia a Nossa Senhora de Kazan, um dos maiores ícones religiosos da tradição ortodoxa russa. Marshal Kutuzov, o general que comandou as tropas russas na vitória sobre Napoleão Bonaparte, está enterrado nesta catedral. Em frente à catedral, um belo jardim e bancos de praça convidam os passantes a sentar e admirar tanta beleza.

Combinando estilo barroco e elementos da arquitetura tradicional russa, a St. Nicholas & Epiphany Cathedral destaca-se pela beleza. Foi projetada pelo arquiteto S. Tchevakinsky entre 1753 e 1762. Tornou-se uma espécie de memorial em honra dos marinheiros perdidos. É uma das poucas catedrais que não foram fechadas no período soviético.

A St. Vladimir’s Cathedral é uma igreja ortodoxa (próxima ao Museu Dostoievsky), que foi erguida primeiramente de madeira em 1708. Após várias denominações, ampliações e restaurações, passou a chamar-se St. Vladimir em 1789. No período soviético (1928), foi fechada e, de 1938-1941 foi a catedral da cidade. 

Percorrendo a Nevsky Prospect, avistamos mais duas igrejas: Armenian Church (bela nas cores azul e branco, construída entre 1770 e 1772) e a The Catholic Church of St. Catherine (amarela e com uma cúpula verde, construída entre 1762-1783), ambas em estilo clássico.

Destaque, também para a St. Petersburg Mesquita. Quando concluída, em 1913, era a maior mesquita na Europa: seus minaretes atingiam 49 metros de altura e a impressionante cúpula azul-celeste, 39 metros. A mesquita está situada no centro da cidade, perfeitamente visível a partir da Ponte Trinity.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cores do mundo

Created with flickr badge.
Created with flickr badge.
Created with flickr badge.

Tags

Dicas de viagem, viagem barata, viagem independente, viagem de mochila, Curazao, blog Simone, Simone Rodrigues Soares.