Simone

O Estádio Panathinaiko (Panatenáico), também chamado Kallimarmaron (em grego: beleza em mármore), é um estádio de atletismo, construído inteiramente em mármore branco do Monte Pentélico em 566 a.C. e reconstruído em 329 a.C. Em 1870, suas ruínas foram restauradas. Em 1895, foi reformado para a realização dos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna em Atenas, em 1896. Sua pista tem forma de U e suas arquibancadas tem capacidade para 80.000 espectadores sentados.



O estádio está localizado no centro de Atenas, a leste dos Jardins Nacionais e da Mansão Zappeion (dentro dos Jardins Nacionais), a oeste do distrito residencial Pankrati e junto à Colina de Ardettos. Era o local exato do estádio da Atenas antiga, em que se celebravam as competições atléticas dos antigos Jogos Panatenáicos.

Recentemente o estádio é usado para glorificar conquistas importantes dos esportistas da Grécia, como o título do Campeonato Europeu de Futebol de 2004 pela seleção grega ou para eventos importantes como a cerimônia de abertura do Campeonato Mundial de Atletismo de 1997.

Em 2004, os Jogos Olímpicos voltaram a ser sediados na cidade de Atenas e o Estádio Panathinaiko sediou as competições de tiro com arco e a chegada da maratona masculina e feminina.

O Estádio Olímpico de Atenas ou Estádio Spiridon "Spiros" Louis, em homenagem a Spiridon Louis, primeiro vencedor da Maratona dos Jogos Olímpicos de 1896, foi sede dos Jogos Olímpicos de Verão de 2004 e é sede dos times de futebol Panathinaikos e AEK Atenas.

Inaugurado em 1982, foi sede dos Jogos Mediterrâneos de 1991 e do Campeonato Mundial de Atletismo de 1997, após a derrota na escolha da sede das Olimpíadas de 1996 para Atlanta (EUA).

O estádio foi completamente renovado para os Jogos, incluindo um controverso teto projetado pelo arquiteto Santiago Calatrava. O estádio foi entregue no prazo e reinaugurado em 30 de julho de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cores do mundo

Created with flickr badge.
Created with flickr badge.
Created with flickr badge.

Tags

Dicas de viagem, viagem barata, viagem independente, viagem de mochila, Curazao, blog Simone, Simone Rodrigues Soares.