Simone

Área: 48.442 Km²

População: 9.507.133 hab.

Independência declarada: 1821 (da Espanha) e 1844 (do Haiti)

Capital: Santo Domingo

Moeda: Peso Dominicano (1 dólar – 35 pesos dominicanos)


Idioma: espanhol

Maiores cidades
: Santo Domingo


Fuso Horário: - 2 horas (em relação ao Brasil); - 4 horas (UTC)

Temperatura média: 23ºC, sendo a estação chuvosa de junho a setembro

Imagem do mapa
História: a República Dominicana foi o primeiro território americano a ser descoberto por Cristóvão Colombo. A ilha era chamada de “Quisqueya” pelos índios arauaques (ou taínos) e caraíbas. Cristóvão Colombo chegou à ilha em 1492 e estabeleceu uma colônia na costa atlântica, logo destruída pelos indígenas.

A capital, Santo Domingo, na costa caribenha, foi fundada em 1496. Em 1697, a terça parte da ilha do lado ocidental foi cedida à França. Um século depois, toda a ilha Hispaniola passou ao controle francês. Em 1809, os franceses do lado oriental foram expulsos e a região foi reocupada pela Espanha de 1814 até 1821, quando José Nuñez de Cáceres proclamou a independência.

Tropas do Haiti ocuparam a região em 1822 e a mantiveram sob seu domínio até 1844, quando Juan Pablo Duarte e Pedro Santana lideraram a libertação da República Dominicana.

Independência: o país volta a anexar-se à Espanha em 1861 e reconquista a independência em 1865.

Economia: caracteriza-se por estar em vias de desenvolvimento, com uma receita financeira média, dependendo principalmente da agricultura, comércio, serviços e turismo.
Nos últimos anos, o turismo e as zonas francas têm sido os setores mais dinâmicos. Os principais produtos de exportação agrícola são: café, cacau, açúcar, ananás, laranjas, flores, vegetais e tabaco.


Jornais: El Nacional; Listin Diario; El Caribe; Hoy; Diario Libre; El Día.

Comidas típicas: a comida típica dominicana é rica e variada. Sobressai a chamada comida criolla, com pratos como a Bandera (uma mistura de arroz, carne, feijão, vegetais e banana frita). As bebidas, como a pinacolada e o famoso rum, também fazem parte dos sabores dominicanos.

O que visitar: Santo Domingo (capital); praias de Punta Cana, Macao, Bávaro, Boca Chica, Juan Dolio, Bayahibe; Ilha Saona; e Baía de Samaná.

Curiosidades: o estilo musical do país é o merengue, ainda que semelhante ao som cubano e haitiano. A “bachata” é também uma invenção dominicana, que se tornou bastante popular, sendo ensinada até em academias de dança.
Sua língua é um dialeto espanhol descrito como mocha'o. Existe a tendência para a simplificação de certos grupos de consoantes. Os
povos pré-colombianos da República Dominicana são índios taínos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cores do mundo

Created with flickr badge.
Created with flickr badge.
Created with flickr badge.

Tags

Dicas de viagem, viagem barata, viagem independente, viagem de mochila, Curazao, blog Simone, Simone Rodrigues Soares.