É a terra natal do ex-presidente da República Juscelino Kubitschek de Oliveira e de Xica da Silva (escrava alforriada e esposa do homem mais rico do Brasil Colonial, João Fernandes de Oliveira, um contratador de diamantes).
Diamantina surgiu no século XVIII devido à grande produção local de diamantes, que eram explorados pela coroa portuguesa. Foi conhecida inicialmente como Arraial do Tijuco.
A cidade emancipou-se do município do Serro em 1831, passando a se chamar Diamantina por causa do grande volume de diamantes encontrados na região.
Em 1938, Diamantina comemorou seus cem anos de elevação à categoria de cidade, recebendo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional o título de "patrimônio histórico nacional". E, no ano de 1999, foi tombada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura como "patrimônio da humanidade".
É também conhecida por suas serestas e vesperata – um evento em que os músicos se apresentam à noite, ao ar livre, das janelas e sacadas de velhos casarões, enquanto o público assiste das ruas.
Lá, as Festas do Divino, de Nossa Senhora do Rosário, Semana Santa e carnaval são atrações certas todo ano. Localizada a 40 km de Ouro Preto e a 290 km de Belo Horizonte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário