Simone

É a terra natal do ex-presidente da República Juscelino Kubitschek de Oliveira e de Xica da Silva (escrava alforriada e esposa do homem mais rico do Brasil Colonial, João Fernandes de Oliveira, um contratador de diamantes).

Diamantina surgiu no século XVIII devido à grande produção local de diamantes, que eram explorados pela coroa portuguesa. Foi conhecida inicialmente como Arraial do Tijuco.

A cidade emancipou-se do município do Serro em 1831, passando a se chamar Diamantina por causa do grande volume de diamantes encontrados na região.

Em 1938, Diamantina comemorou seus cem anos de elevação à categoria de cidade, recebendo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional o título de "patrimônio histórico nacional". E, no ano de 1999, foi tombada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura como "patrimônio da humanidade".

É também conhecida por suas serestas e vesperata – um evento em que os músicos se apresentam à noite, ao ar livre, das janelas e sacadas de velhos casarões, enquanto o público assiste das ruas.

Lá, as Festas do Divino, de Nossa Senhora do Rosário, Semana Santa e carnaval são atrações certas todo ano. Localizada a 40 km de Ouro Preto e a 290 km de Belo Horizonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cores do mundo

Created with flickr badge.
Created with flickr badge.
Created with flickr badge.

Tags

Dicas de viagem, viagem barata, viagem independente, viagem de mochila, Curazao, blog Simone, Simone Rodrigues Soares.