Simone

A poucos passos da Piazza del Campo, o Palazzo Chigi-Saracini, antes residência do Chigi Saracini Conti, admiradores da arte e da música, e hoje, uma escola de música de renome internacional (Accademia Musicale Chigiana) e um museu de instrumentos musicais antigos, com violinos, violas, violoncelos e contrabaixos dos séculos XVII e XVIII e um mais recente que pertencia a Stradivari, além de instrumentos de teclado como virginal, piano e cravo (um destes é de 1515).

O edifício, com janelas em estilo gótico e uma torre do século XII, guarda um acervo com 50.000 volumes de literatura e música; mobiliário, tapeçaria e objetos decorativos da residência aristocrática e uma galeria de arte com obras de artistas italianos e Siena. Destaca-se, também, por ter a maior coleção de cerâmica das escolas italianas mais importantes do século XVI ao XVIII.

Aberto para visitas somente às sextas e aos sábados, devido às atividades educacionais durante o restante da semana.

A Basílica de São Francisco, construída no século XIII, em estilo romântico, é outra bela igreja de Siena. Mas seu interior, antes parecido com o da Catedral, teve quase tudo perdido depois de um incêndio de 1655. E, após os bombardeios da Segunda Guerra Mundial, novamente a igreja foi atingida. Na restauração, as janelas góticas com vitrais, ao longo da nave, foram refeitas. Entrada gratuita.

A algumas quadras da Basílica e, mais precisamente, aos fundos do Palazzo Publico (na Piazza del Campo), está o Teatro dei Rinnovati, cuja construção original é do século XIV. Foi palco de grandes celebrações para a recepção de Charles V (Sacro Imperador Romano-Germânico e Rei da Espanha, com o título de Carlos I) em 1536, estabelecendo-se como um local de shows artísticos. Passou por várias remodelações após dois incêndios e por diferentes proprietários, e fechou e reabriu algumas vezes. De portas fechadas em 1927, o teatro foi doado pela Rinnovati Academy para a cidade em 1935 (o grupo havia adquirido o espaço em 1800). Mas só foi reaberto ao público em 1950, por ocasião do Siena Music Week.  

Concluindo nosso passeio na Baixa Toscana e em Siena, partimos para Nápoles e Pompeia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cores do mundo

Created with flickr badge.
Created with flickr badge.
Created with flickr badge.

Tags

Dicas de viagem, viagem barata, viagem independente, viagem de mochila, Curazao, blog Simone, Simone Rodrigues Soares.