Simone

A cidade tem várias e são modernas, criativas, alegres e diferentes. Geralmente, são grandes, em tamanho natural. Além das que estão distribuídas pelos cantos e praças da cidade, toda fonte tem uma ou mais. 



Quase à frente da Fonte Maximilian (de 1572), na Hlavné Námestie (Praça Principal) está uma das famosas e inusitadas estátuas de Bratislava – a de um soldado de Napoleãoapoiado em um banco (obra do artista eslovaco Juraj Meliš, 1997). O imperador francês realmente esteve em Bratislava em 1805, para assinar um tratado que rendeu à França a anexação de diversos territórios após a batalha de Austerlitz. Aproveite e fotografe.

Uma das estátuas mais procuradas e disputadas para uma foto está na esquina das ruas Panská e Rybárska brána: a Čumil – Man at Work (homem trabalhando). Ela chama a atenção, pois o homem está em um bueiro, com parte do corpo para fora, na calçada, à vista de todos. Outra pode ser vista na esquina da rua Laurinská, outra estatueta famosa (em tamanho natural), o Paparazzi, que segura uma máquina fotográfica flagrando todos os “famosos” sorrateiramente.

Uma estátua mais simpática e sorridente é a de Schöne Náci, cujo verdadeiro nome era Ignác Lamár, uma das figuras eslovacas homenageadas no centro histórico. Este homem bem vestido, nascido em 1897, ficou conhecido por vagar pela cidade, levantar o chapéu para as moças que cruzavam o seu caminho e oferecer-lhes flores ou uma música.


Afastando-se do centro, a Postová ulica (rua do Correio) possui outro monumento curioso: duas estátuas de garotas e uma caixa de correio que, apesar de escultural, tem os letreiros "Slovenska Posta", indicando que funciona normalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cores do mundo

Created with flickr badge.
Created with flickr badge.
Created with flickr badge.

Tags

Dicas de viagem, viagem barata, viagem independente, viagem de mochila, Curazao, blog Simone, Simone Rodrigues Soares.