Simone

A Universidade da África do Sul (UNISA), na Preller Street (em direção ao Monumento Voortrekker), é a maior universidade do continente Africano e atrai um terço de todos os estudantes do ensino superior na África do Sul. O efetivo de estudantes é de mais de 300.000 alunos, incluindo os estudantes africanos e internacionais de 130 países.

Perto da UNISA (Leyds Street & Unisa Street), está a Torre John Vorster, uma estrutura de aço e concreto com 198 m de altura. John Vorster foi um presidente sul-africano. Porém, a torre não está aberta ao público.

O Monumento Voortrekker, sim, é uma atração imperdível. Nós fomos ao final do dia e quase perdemos o horário de entrada. O ideal é ir com mais tempo. O monumento gigantesco, visto de longe por estar em uma colina, comemora a história dos milhares de africâneres pioneiros que exploraram e se estabeleceram no interior da África do Sul, de 1835 a 1840. Voortrekker quer dizer "pioneiro", em africâner. O projeto, inaugurado em 1949, é do arquiteto sul-africano Gerard Moerdijk.

O interior é belíssimo. Esculturas nas paredes em alto relevo, painéis e maquetes retratam o modo de vida desses primeiros imigrantes: o que vestiam, o que comiam, em que trabalhavam, meios de transporte, utensílios e ferramentas diárias, o que cultivavam e a descoberta de produtos locais que, às vezes, eram obtidos por meio de trocas com os indígenas. Entrada a R50 /US$ 4,75 (adultos) e R25 /US$ 2,40 (estudantes).

Existe uma rua, no distrito de Sunnyside, conhecido como Vila A Lista dos Artistas, que recebeu o nome de Gerard Moerdijk. Casas do século XIX, teatros, lojas de artesanato, restaurantes e o Museu da Educação fazem parte do cenário. A casa da família de Moerdijkfoi declarada Monumento Nacional em 1986 e transformou-se em uma casa de hóspedes pelo neto de Moerdijk e sua esposa, a fim de permitir o acesso ao monumento.

Há algumas quadras de Sunnyside está o Loftus Versfeld Stadium, com capacidade para quase 50 mil pessoas, é um dos estádios mais antigos da África do Sul e que passou por melhorias, incluindo as reformas para a Copa do Mundo de 2010.

O Freedom Park (Parque da Liberdade), localizado na colina de Salvokop, com uma bela vista panorâmica da cidade. O parque presta homenagem aos heróis que lutaram pela igualdade e liberdade.

Antes de partir da cidade, vale a pena visitar a Estação de Trem Capital Park Rovos Trail. Bela em seu estilo colonial, recebe ali visitantes que vêm de Cape Town no famoso Blue Train (Trem Azul). A viagem dura 48 horas e passa por muitas cidades no caminho. Uma boa maneira de apreciar as paisagens do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cores do mundo

Created with flickr badge.
Created with flickr badge.
Created with flickr badge.

Tags

Dicas de viagem, viagem barata, viagem independente, viagem de mochila, Curazao, blog Simone, Simone Rodrigues Soares.