Simone

Parques, fontes, jardins, estátuas e monumentos fazem parte do cenário. No centro de Zagreb há 8 parques que formam parte de um conjunto chamado a "ferradura de Lenuzzi". 

A poucos metros da estação central está a praça Zrinjevac, a preferida dos zagrebinos. Lá estão o primeiro chafariz da cidade (de 1878) e o belo posto meteorológico que marca as condições climáticas desde 1884. Aproveite para verificar a temperatura e checar que horas são em  um curioso relógio de 24 horas. O Museu Arqueológico de Zagreb fica ao lado desta praça.

Quatro quadras à esquerda da praça Zrinjevac está a praça Marechal Tito (Trg marsala Tita). Antigamente conhecida como a praça da Universidade e do Teatro, ela trocou de nome após a morte de Josip Tito, ex-presidente da extinta Iugoslávia (a Croácia é um dos países formados com  a desintegração daquele país após a morte de Tito). Na praça, o Teatro, inaugurado em 1895, é um dos principais palcos dos espetáculos de música clássica, balé e ópera do país.  Em frente, uma fonte que é considerada um dos mais belos trabalhos do maior escultor croata, Ivan Mestrovic. Chama-se "Roda da Vida", figuras representando crianças, jovens apaixonados e idosos, todos bebendo água da fonte. Foi um dos primeiros trabalhos do escultor.

A Uiversidade de Zagreb, fundada no século XVII, também faz parte do complexo da praça, bem como uma estátua de São Jorge em sua batalha contra o dragão, simbolizando a luta do bem contra o mal. Dois quarteirões abaixo, está o Museu Mimara. Seu elegante prédio abriga obras de Goya, Velasquez e Rafael, entre outros, além de artefatos da antigo Egito e Grécia.

A três quadras dali, virando à direita, está outra praça: a Petar Preradovic (Trg Petar Preradovic). Com vários bares e restaurantes com mesas ao ar livre no verão, é um bom lugar para descansar. Nesta praça, há no chão uma bola de ferro de tamanho considerável. Projetada pelo escultor Ivan Kozaric, simboliza o Sol. Outro escultor, Davor Preis, decidiu criar o "sistema solar de Zagreb". Davor espalhou pela cidade outras esferas representando os planetas do sistema solar, em tamanho proporcional ao Sol de Ivan Kovaric e distribuídas com a mesma distância proporcional do sol aos planetas. Tentar encontrar tais esferas / planetas por Zagreb pode se tornar um jogo para tornar o passeio mais divertido.

Outra praça é a Ban Jelacic, que tem esse nome em homenagem a Ban Josip Jelacic, um dos heróis nacionais da Croácia, cuja escultura encontra-se na praça. Apesar de ser austríaco, defendeu os direitos da Croácia contra os interesses da Áustria e da Hungria, além de ter abolido a escravidão. É o ponto de encontro dos moradores da cidade, lugar de grandes eventos e serve de referência para os turistas.

A praça é o centro comercial de Zagreb desde 1641, quando foi designada como local onde poderiam se realizar feiras e os comerciantes poderiam vender ou trocar seus produtos. Na extremidade da praça, está a Fonte Mandusevac.

Na cidade alta, próximo ao funicular, está a praça Catarina (Catherine´s square ou Katarinin trg), com uma igreja de mesmo nome. Erguida no início do século XVII, tem altares no estilo barroco e é considerada uma das mais bonitas neste estilo na Croácia.

Atrás da igreja há um pátio/mirante onde pode-se ter uma vista panorâmica de Zagreb.
               
O Parque Natural de Medvednica, localizado nos arredores da cidade, parece um parque urbano por causa dos seus numerosos caminhos, albergues para montanhistas, monumentos históricos e atividades recreativas. Com quase mil espécies da flora, mais de cem espécies de aves e numerosos insetos e animais.

Maksimir é um parque que fica na parte oriental da cidade. Em 1794, quando foi aberto ao público, foi o primeiro passeio público nesta parte da Europa. O seu nome provém do nome do seu fundador, do bispo de Zagreb Maksimilijan Vrhovec (1752-1827) que, junto com o Arcebispo Haulik, tem o maior mérito pelo seu desenho.

Mas uma das maiores joias naturais da Croácia é o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice (a 140 km de Zagreb) foi declarado como Patrimônio da UNESCO em 1979. São 20.000 hectares de bosques e de lagos, com cascatas, lagos, abundante flora e fauna, destacando-se as espécies de aves e a presença de ursos.

Os lagos dividem-se em 2 grandes grupos, os lagos superiores e os lagos inferiores. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cores do mundo

Created with flickr badge.
Created with flickr badge.
Created with flickr badge.

Tags

Dicas de viagem, viagem barata, viagem independente, viagem de mochila, Curazao, blog Simone, Simone Rodrigues Soares.