Simone


O nosso primeiro passeio (pela empresa Keytours) foi para Poros, Hydra e Aegina, ilhas pertencentes ao Golfo Sarônico. Uma Van pegou-nos no hotel e partimos para o porto de Pireu, de onde saímos rumo às ilhas, que ficam próximas a Atenas. O passeio dura 10 horas, das 8h30 às 18h30; e custa € 99 com almoço incluído. 

Poros é a menor das 3 ilhas e muito aconchegante. A paisagem com as casinhas brancas pode ser vista assim que o barco se aproxima do cais, repleto de lanchas.  Uma igreja com uma torre alta se destaca entre os restaurantes e as inúmeras lojinhas. E, claro, não poderia deixar de citar os gatos, muitos gatos de todas as cores, percorrendo as ruelas.
Hydra também é uma graça com casinhas brancas e ruas estreitas de pedras. Por ser uma das mais próximas de Atenas, é também uma das mais movimentadas, e seu porto, com iates enormes, dá uma prova do nível de seus frequentadores.

Possui 56 km de costa e cerca de 3.000 habitantes. Entre suas principais atrações estão o Monastério da Santa Trindade, situado na baía de Mandraki, a 3 km do porto, e os Mosteiros de São Elias e Santa Eufrásia (ambos construídos por volta de 1800), na parte mais elevada da ilha. As melhores praias são Mandraki, Kaminia, Vlychos, Molos e Bisti, porém o acesso é possível somente de barco.  

A parte mais movimentada da ilha está na cidade de Rodes, formada por dois bairros, bairro dos Cavaleiros, com prédios e palácios que remetem ao período das Cruzadas, e o bairro de Hora, este influenciado pelo império Otomano, local da Mesquita Suleyman, construída no século XVI. Quem quiser ver mais da ilha deve ir até Lindos, a 47 km da capital, local do templo construído em homenagem à deusa Atenas. Sua Acrópole é considerada a mais famosa dentre todas as existentes nas ilhas Gregas.
Aegina é a maior delas e, também, a mais próxima de Atenas (a apenas 30 minutos de barco). Na ilha, destaca-se o Templo de Aphaia (a 13 km da cidade; o ônibus até lá é pago à parte), a bela Basílica de São Nektários, um local ao qual se atribui poderes curadores, e uma importante plantação de pistache.

O Templo de Aphaia é dedicado a uma filha de Zeus, uma divindade associada a Ártemis, que era venerada como protetora das mulheres.

É um templo peripteral (termo usado para descrever um templo grego que tem uma única fileira de colunas externas em todos os seus quatro lados. Esta era uma característica comum dos templos dóricos da antiguidade). Algumas esculturas de mármore e seus fragmentos estão no Museu Glyptothek em Munique e no Museu Nacional de Arqueologia, em Atenas.

A estrada que conduz ao templo é em terreno montanhoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cores do mundo

Created with flickr badge.
Created with flickr badge.
Created with flickr badge.

Tags

Dicas de viagem, viagem barata, viagem independente, viagem de mochila, Curazao, blog Simone, Simone Rodrigues Soares.