
É a capital do município de Kotor, tendo aproximadamente 6.000 habitantes. Situada a 42 km de Podgorica (capital de Montenegro), a 12 km de Budva (município turístico em Montenegro) e a 100 km de Dubrovnik (Croácia).
O Aeroporto Trivat fica a 12 km de distância do centro.
Denominada em latim Ascrivium, Kotor é habitada desde os tempos de Roma antiga, quando fazia parte da província da Dalmácia. Com o nome de Cattaro, a cidade e a região circundante fizeram parte, nos séculos XIV e VV, da República Veneziana, período que influenciou, de forma ainda hoje visível, a arquitetura da cidade.


A sua estrutura urbana, típica das cidades marítimas da costa oriental do Adriático, é circundada por uma imponente cintura de muralhas que permanece bem conservada (na Cidade Antiga), tendo merecido ser incluída na lista do Patrimônio da Humanidade da UNESCO. Aliás, é uma das poucas cidades do mediterrâneo que conservam quase intactas as suas muralhas fortificadas.

À noite, a fortaleza é iluminada, o que rende boas fotos. O melhor lugar para fotografar é na Vila de Muo, um antigo povoado de pescadores, que fica do outro lado da baía, a apenas 5 km de Kotor.

Kotor também tem uma igreja ortodoxa, a Igreja Sveti Luka ou de San Lucas (século XIII); a Igreja de St. Nicholas ou de São Nicolau; a Igreja Igreja da Sveta Marija ou Santa Maria (século XII); e a Igreja da Senhora da Saúde ou Gospa od Zdravlja (século XV), que fica no alto do morro; entre outras.
Kotor rivalizava no século XIV, com a cidade croata de Dubrovnik, Patrimônio da Humanidade desde 1979. Foi um estado independente comercial até a República de Veneza tê-la anexado entre 1420 e 1797.

Kotor possui palácios que confirmam o poder econômico que teve a cidade. O Grubonja Palace, construção que combina renascença com linhas barrocas, mostra em sua fachada, de 1326, um Dragão, com belas janelas góticas. Destaque também para o Palácio Ducal, do século XVII; o Teatro de Napoleão, do século XIX; e o Museu Marítimo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário