Simone

Lesbos ou Mitilene é outra ilha bastante lembrada. Situada no nordeste do mar Egeu, é a capital da ilha grega de Lesbos, localizada no mar Egeu próxima à costa da Anatólia, e que pertence à prefeitura grega de Lesbos. Em tamanho, só perde para as llhas de Creta e Euboia.

Seu litoral encanta pela profusão de áreas verdes, grutas à beira-mar, fontes térmicas e dezenas de monumentos históricos. A poucos quilômetros ao norte de Mitilene, podem ser vistas as ruínas do aqueduto romano construído no século II. Também nesse mesmo grupo de ilhas, está Xios, quase encostada no litoral da Turquia, habitada desde os tempos pré-históricos, e durante o século VIII a.C. Ali desenvolveu-se uma das mais importantes civilizações da época. A ilha foi invadida pelos persas, unindo-se depois à Confederação Helênica liderada por Atenas e, por fim, acabou sendo dominada pela Macedônia. Ao sul de Xios ainda existe um grande número de cidades medievais dos séculos XIV e XV. Apesar de terem sido danificadas no terremoto de 1881, muitas estão razoavelmente conservadas, como Pyrgi e Mesta.

Ao fim de nosso roteiro marítimo pelas ilhas gregas, desembarcando no porto de Pireu, a sensação é de que não conhecemos quase nada. São muitas ilhas e com bastante riqueza histórica. Existem tours de um dia, três dias, uma semana ou até mais. O importante é que desfrutamos da viagem e que podemos voltar um dia para conhecer um pouco mais dessa região abençoada pelo mar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cores do mundo

Created with flickr badge.
Created with flickr badge.
Created with flickr badge.

Tags

Dicas de viagem, viagem barata, viagem independente, viagem de mochila, Curazao, blog Simone, Simone Rodrigues Soares.