Simone

Tsarskoe Selo (Aldeia do Czar) é outra visita que não pode ser esquecida. A somente 25 km da cidade, foi construída na aldeia Pushkin entre 1717 e 1723, nome pelo qual também é conhecida. A região é tranquila e usada pelos moradores de São Petersburgo nos finais de semana, com suas famosas dachas, casas com pequenos jardins onde os russos plantam hortaliças e cuidam dos jardins no verão.

O destaque é a fachada em estilo barroco, com domo dourado, azul e branco. No seu interior destacam-se o Salão de Espelhos (com espelhos em grandes molduras douradas) e o Grande Salão, onde acontecem alguns concertos diariamente. Igualmente impressionante é o Salão de Âmbar, totalmente revestido com este caríssimo material. Durante o cerco a Leningrado, na Segunda Guerra, todo este âmbar foi pilhado pelos nazistas e levado para a Alemanha, e somente aos poucos e a um altíssimo custo, a sala foi posteriormente recuperada.
Foi deste palácio que o último czar russo, Nicolau II, e sua família foram levados pelos bolcheviques, após a revolução russa. Conduzidos até a Sibéria, seriam todos executados em 1918. Até hoje conta-se a história de Anastácia, filha mais nova do czar, que, segundo a lenda, teria conseguido escapar dos revolucionários e sobrevivido, vivendo para sempre anônima em um local desconhecido.

O palácio fica a 30 km de Petersburgo. Para visitar, pegue um ônibus na estação principal de Petersburgo com direção a Pushkin. Descendo na pracinha central da cidade (que é bem pequena) pergunte a qualquer pessoa onde fica o palácio. Mas pronuncie bem devagar o nome ‘Tsarkoye Selo’ para que você seja compreendido. O Palácio é aberto à visitação das 10h às 18h; fechado somente às terças-feiras e na última segunda-feira de cada mês. Já os jardins podem ser visitados das 7h às 21h. O ingresso aos jardins custa RUB 50 (para estudantes) ou € 1,20. Para visitar o interior do palácio e os jardins, o preço é RUB 160 (para estudantes) ou € 7,40.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cores do mundo

Created with flickr badge.
Created with flickr badge.
Created with flickr badge.

Tags

Dicas de viagem, viagem barata, viagem independente, viagem de mochila, Curazao, blog Simone, Simone Rodrigues Soares.