Os primeiros projetos para a construção de uma rede de metrô na cidade apareceram em 1899 sob a forma de linhas elevadas. São Petersburgo era, então, a capital da Rússia. Contudo, com a Revolução Russa de Outubro e com a Guerra civil Russa, a capital passou para Moscou, e, durante mais de uma década, o projeto ficou suspenso. No entanto, no final da década de 1930, a ideia foi reposta na mesa após a abertura do metrô de Moscou em 1935. À semelhança do sistema de metropolitano da nova capital, a maior adversidade na construção foi a escavação dos túneis.
São Petersburgo tem hoje um dos metrôs mais fundos do mundo; serve cerca de três milhões de passageiros diariamente, sendo um dos dez mais movimentados do globo.
A construção começou em 1940. Devido à Segunda Guerra Mundial a rede só foi inaugurada a 15 de novembro de 1955, com sete estações operacionais. Atualmente, são 5 linhas (vermelha, azul, verde, laranja e violeta) e 65 estações – a maioria delas concentrada nas duas primeiras estações. São ricamente decoradas, ainda com adornos da era socialista.
Além do metrô, ônibus de várias linhas circulam por toda parte em horários frequentes.
O Aeroporto Internacional de São Petersburgo (Pulkovo) é um dos mais importantes e movimentados da Rússia. Está dividido em Pulkovo 1, destinado a voos domésticos e voos para os países da antiga União Soviética, e Pulkovo 2, para voos internacionais.
Está situado a 17 km do centro. Como saímos de São Petersburgo de madrugada, pegamos um táxi. Corrida a RUB 600 ou € 15.
Do aeroporto à Estação Moskovskaya (estação central de metrô), pode-se pegar o ônibus nº 39 (em frente ao Terminal 1 ou o ônibus nº 13 (em frente ao Terminal 2). O trajeto leva 35 minutos, em média. Ambos partem a cada 15/20 minutos.
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