Simone

Bessa é a primeira praia do litoral norte. Urbana, com 6 km de extensão em areia clara e batida, com águas esverdeadas e calmas, recifes e coqueiros. A praia é uma das mais procuradas, visitadas e conhecidas da cidade. Fica no bairro com o mesmo nome (Bessa), em seguida à praia de Manaíra.

Seguindo na direção norte, a cerca de 18 km de João Pessoa, chega-se à cidade portuária de Cabedelo, onde encontram-se algumas das praias do litoral paraibano.


A primeira a se destacar é a do Jacaré, praia fluvial cujo pôr-do-sol é um dos mais belos da região. Tanto que os turistas comparecem em peso para assistir a este espetáculo da natureza, ouvindo o "bolero de Ravel" ao vivo. O evento, produzido pelos bares e restaurantes locais, já é tradição. Para garantir um bom lugar, é recomendável chegar cedo.

Do Jacaré parte-se para Formosa, Areia Dourada, Camboinha, Poço (que foi tombada pelo Patrimônio Histórico) e Intermares. Com exceção desta última – em que o mar é propício ao surfe –, todas as praias de Cabedelo são verdadeiras piscinas naturais de águas mornas e calmas e ideais para a prática de diversos esportes náuticos.

Ainda em Cabedelo está a Fortaleza de Santa Catarina. Fundada em 1589, logo após o tratado de paz celebrado entre portugueses e indígenas, ela tinha como objetivo defender a colônia contra ataques de franceses e holandeses. Mais tarde, durante o império, também desempenhou a função de prisão de inimigos políticos e até de execução de escravos revoltosos. A partir de 1974 começou a receber reformas, e hoje é um ponto para visitação. Em meio aos seus antigos canhões, turistas são recebidos por guias especializados, que ensinam muito sobre a história da Paraíba e sua colonização inicial.

A partir de Cabedelo, chega-se ao extremo norte do litoral paraibano, à tranqüila Lucena, de balsa ou barco. Junto às praias de Costinha, no estuário do Rio Paraíba, de Fagundes e da Ponta do Lucena, inúmeros coqueiros. Nas épocas de festas, como o carnaval, a praia de Lucena é a mais freqüentada.


É em Camboinha que fica a Areia Vermelha, um banco arenoso protegido por recifes, que surge com a maré baixa, formando uma espécie de ilha. Agências de turismo oferecem passeios de barco. Chegando ao banco de areia, podemos descer e nos banharmos em suas águas rasas, mergulharmos para ver os peixes e corais, ou simplesmente tomarmos sol cercados pelo mar. Lá são montados quiosques, oferecendo bebidas e quitutes. Durante os meses de verão, o lugar fica repleto de barcos, veleiros e jet-skis.

Merece destaque outro passeio: o do Picãozinho, coral de recifes onde se caminha pela água, entre os peixes. Fica a cerca de 1 km da costa e turistas são levados em embarcações até o quando a maré está baixa.

A última praia do litoral norte, já na divisa com o Estado do Rio Grande do Norte, Barra de Camaratuba, pode ser considerada a praia mais bonita do litoral paraibano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cores do mundo

Created with flickr badge.
Created with flickr badge.
Created with flickr badge.

Tags

Dicas de viagem, viagem barata, viagem independente, viagem de mochila, Curazao, blog Simone, Simone Rodrigues Soares.