Simone

AracajuAracaju, no estado de Sergipe, é um destino aconchegante, com muita área verde e uma orla de 30 km de praias.

Estivemos lá em outubro de 2006, quando também visitamos os estados da Bahia, Alagoas e João Pessoa.

Destacam-se a boa estrutura oferecida na Praia de Atalaia e o Cânion do Xingó.

Aracaju nasceu, em 1855, já com planejamento urbano, pois foi construída para abrigar a capital da Província, até então localizada em São Cristóvão. A transferência deu-se por iniciativa do então presidente provincial Inácio Joaquim Barbosa, já que São Cristóvão não oferecia as condições indispensáveis para uma sede administrativa. Os senhores de engenho do Vale do Cotinguiba, maior região produtora de açúcar da província, exigiram a mudança, por Aracaju estar à beira-mar, o que facilitaria o transporte do açúcar.


Centro Histórico
Completamente revitalizado, o Centro Histórico de Aracaju é um passeio pelo passado. Aprecie os casarões, os mercados Antônio Franco e Thales Ferraz, recentemente recuperados e transformados em centros de cultura e lazer; a Praça Fausto Cardoso, a mais antiga da capital; o Parque Teófilo Dantas, com sua feira de artesanato; o Palácio Olímpio Campos; o Centro de Turismo e Museu de Artesanato; a Ponte do Imperador, um ancoradouro construído em 1859 para desembarque do Imperador Dom Pedro II e da Imperatriz Dona Teresa Cristina, que visitaram Sergipe em 1860; a Igreja São Salvador, a primeira igreja de Aracaju, construída em 1857; e a Catedral Metropolitana, com sua cúpula ornamentada com belíssimas pinturas do século XIX.

Imperdível, também, é uma visita à Colina de Santo Antônio (na zona norte), primeiro aglomerado urbano da cidade, que oferece ao turista uma vista panorâmica de toda Aracaju, do estuário do rio Sergipe (encontro do rio com o Oceano Atlântico) e da ilha de Santa Luzia. No local, foi realizada a reunião da Assembléia Provincial que definiu a transferência da capital de São Cristóvão para Aracaju.

No ponto mais alto da colina está a Igreja de Santo Antônio, que em todo dia 13 de junho é tomada pelo povo para homenagear o santo casamenteiro.

Já o Mirante da 13 de Julho oferece, além da vista panorâmica da ilha de Santa Luzia e do manguezal do rio Sergipe, uma grande área de lazer com pistas de skate e bicicross, ciclovia, quadras esportivas e parque infantil.

Atrações turísticasO passeio começa na Coroa do Meio (que abriga a desembocadura do Rio Poxim), onde há a praia do mesmo nome e dos Artistas. Depois, chega-se à praia de Atalaia, tradução de um dos mais belos cartões-postais de Aracaju.

O litoral sul reúne outras encantadoras praias, de areias finas e claras. A de Aruana abre esse caminho. O show da natureza segue com as praias do Robalo, Náufragos, Refúgio e Mosqueiro. O banho de mar é seguro. Pode-se andar até 50 metros mar a dentro, sem riscos.


Barra dos Coqueiros
Há, ainda, as praias de Atalaia Nova, da Costa e do Jatobá, localizadas na ilha de Santa Luzia (município de Barra dos Coqueiros), a 1 km da capital, separadas pelo rio Sergipe. Entre mangues, rios e o Oceano Atlântico, o município tem belas paisagens selvagens.

A praia de Atalaia Nova, bastante frequentada nos finais de semana, oferece bons restaurantes à beira-mar, com os melhores e mais cevados caranguejos do Nordeste; águas calmas e límpidas, sem poluição.

As praias da Costa e do Jatobá são apreciadas por amantes de esportes radicais e da pesca amadora.


Orla de Atalaia
Um dos principais cartões-postais da cidade. Com a Avenida Santos Dumont, tem 6 km de extensão, sendo totalmente equipada para o lazer. Tem iluminação especial para banhos noturnos, quadras poliesportivas, pracinhas e um complexo de bares e restaurantes para todos os gostos. É um dos principais pontos de concentração da noite sergipana.

Praia de AtalaiaA mais famosa entre os moradores de Aracaju. Com uma longa faixa de areia, tem poucas barracas, favorecendo o clima familiar e o banho de mar, além da paquera.

Hospedamo-nos em frente a esta praia. Indicamos a Pousada Mar e Sol, na Avenida Santos Dumont, 314 – Bairro Atalaia. Com café da manhã, a diária para casal, na baixa temporada, sai a R$ 60. Contatos: 79 3243.3051 ou pousada.maresol@infonet.com.br. Site: www.infonet.com.br/maresol.

Outros hotéis, também na Orla de Atalaia, são: Del Mar Hotel (delmarhotel@delmarhotel.com.br /www.delmarhotel.com.br); Pousada Relicário (79 3243.1584) e Jatobá Praia Hotel (jatobahotel@infonet.com.br / www.jatobahotel.com.br)


Praia Aruana
Primeira das praias do litoral sul de Aracaju. Sem barracas, indicada para quem quer tomar um tranqüilo banho de mar, sem as areias congestionadas de Atalaia, mas também próxima da cidade.

Praia dos Náufragos
Recebe este nome por ter sido o local onde, durante a Segunda Guerra, navios bombardeados na costa de Recife alcançavam com suas últimas forças. Os corpos dos marinheiros feridos foram encontrados neste lugar, batizado em memória do fato.

Sem pedras, tem o mar agitado, porém permite o banho sem preocupação com afogamentos. Ótima para jogar futebol devido às areias endurecidas.

Praia do Refúgio
Esta praia tem trechos desertos e outros com condomínios e casas de veraneio. É reta, com areia escura e batida e algumas dunas. As águas são esverdeadas, calmas e quentes. Os coqueiros estão presentes em toda a orla.


Praia do Robalo
Praia de areia batida, mar de ondas fracas e água quente.
É o local mais badalado da orla de Aracaju. Freqüentado por pessoas de maior poder aquisitivo, tem variadas opções gastronômicas, que superlotam nos finais de semana. O destaque vai para o restaurante Parati, ponto obrigatório para os amantes da boa comida.


Praia Mosqueiro
Última praia antes da foz do rio Vaza-Barris, de areia clara e fina e água morna. A distância da cidade e a tranqüilidade são ideais para quem deseja surfar ou simplesmente ir à praia sem ser incomodado.
Da praia saem passeios de catamarã para a cidade de São Cristóvão. Na vila de pescadores, há opções de passeios rio adentro, como a Croa do Goré, ou o início da rota até Mangue Seco (BA), muito solicitado por turistas de todo o Brasil.


Praia dos Artistas ou Praia do Havaizinho
Também conhecida por Havaizinho, é urbanizada com muitas arvores, restaurantes e bares. É bastante procurada por surfistas. Boa, também, para a pesca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cores do mundo

Created with flickr badge.
Created with flickr badge.
Created with flickr badge.

Tags

Dicas de viagem, viagem barata, viagem independente, viagem de mochila, Curazao, blog Simone, Simone Rodrigues Soares.