Simone

Parque Estadual do Itacolomi
Localizado na serra de mesmo nome, entre os municípios de Ouro Preto e Mariana. Tem mais de 7.500 hectares de montanhas e vales com vegetação de florestas e campos rupestres, predominância de candeias e extensões de Mata Atlântica ao fundo dos vales. Apresenta fauna diversificada, e abriga espécies raras ou ameaçadas de extinção como o lobo guará, a onça parda e o tamanduá mirim.

O parque tem esse nome porque lá está o Pico do Itacolomi, que serviu de referência aos viajantes e aventureiros que buscavam ouro e pedras preciosas na região depois de 1694. Nesta área, também encontramos a Fazenda São José do Manso, que abriga a Casa Bandeirista, construção feita por bandeirantes do século XVIII, e o Museu do Chá. A fazenda foi um grande núcleo produtor de chá na primeira metade do século XX, chegando a cultivar 1.800.000 pés de planta.

Estação Ecológica do Tripuí
Situada no vale do Ribeirão Tripuí, onde se deram os primeiros achados de ouro. A Estação foi criada em 1978 para a preservação do Peripatus acacioi, animal invertebrado raro, considerado um fóssil vivo. Reúne quase 500 hectares de mata, fauna e flora variadas. Entre estas belezas naturais podem ser encontrados vestígios da antiga Estrada Real. Tripuí significa ‘água veloz’ na língua tupi.

Parque Municipal da Cachoeira das Andorinhas
Possui cachoeiras, piscinas naturais e área de camping. A cachoeira que dá nome ao parque está no interior de uma formação rochosa semelhante a uma gruta e é assim chamada por abrigar grande quantidade de andorinhas-de-coleira no verão. Possui uma área de 314 hectares e altitude média 1.300 metros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cores do mundo

Created with flickr badge.
Created with flickr badge.
Created with flickr badge.

Tags

Dicas de viagem, viagem barata, viagem independente, viagem de mochila, Curazao, blog Simone, Simone Rodrigues Soares.